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Como Conseguir Clientes de Coaching: 5 Dicas Infalíveis

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Descobrir como conseguir clientes de coaching é o objetivo de muitos coaches que acabaram de concluir seu curso de formação na área.

Uma coisa é estudar, qualificar-se, adquirir todo o conhecimento necessário para ingressar nessa carreira e ser capaz de ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional de seus clientes.

Outra é transformar essas qualidades em dinheiro – coisa que só acontece com aquele que descobre, de fato, como conseguir clientes de coaching.

Mesmo quem tem uma larga experiência trabalhando em organizações de todos os tamanhos e setores pode ter dificuldade nisso.

Porque o coach é um profissional autônomo, essa que é a verdade.

Enquanto um funcionário com carteira assinada tem um salário fixo garantido todos os meses, o coach precisa correr atrás.

Se não tiver clientes, ele não terá trabalho e, por consequência, não receberá nada.

Esse é um desafio principalmente para os iniciantes na área, uma vez que os coaches mais experientes já têm um histórico de clientes que indicam o profissional para seus conhecidos.

Isso não significa que as dicas que apresentaremos neste artigo sobre como conseguir clientes de coaching só sejam aplicáveis a quem está ingressando na carreira de coach.

Não é nada disso, pois qualquer um pode melhorar a sua prospecção e aproveitar os insights que vamos compartilhar aqui.

Então, tenha uma boa leitura!

Quais os Principais Erros de Um Coach Recém Formado?

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Não há como conseguir clientes de coaching caindo nas armadilhas mais comuns de quem se lança nesse desafio.

Estamos falando de erros que costumam cometer aqueles que recém concluíram sua formação.

É importante deixar claro que, ao ser contratado pelas primeiras vezes, a qualidade do trabalho realizado será decisiva para a carreira do coach deslanchar.

Ao mesmo tempo, sabemos que a prática é uma grande escola, pois o profissional vai acertar, vai errar e vai aprender com todas essas experiências.

Nosso objetivo, aqui, é fazer com que você aprenda com os erros de outros.

Tomando conhecimento das falhas mais comuns de coaches iniciantes, você terá mais chances de ser indicado por seus primeiros trabalhos.

Então, vamos começar?

1. Não entender o cliente

O primeiro erro acontece quando o coach está tão preocupado em aplicar as técnicas e métodos que aprendeu em sua formação que se esquece do que antecede isso: procurar entender o que o cliente está querendo.

É preciso se colocar no lugar do outro, conhecer o coachee (como é chamado o cliente em um processo de coaching) e traçar planos de ação voltados para seus desejos e objetivos.

O coach deve entender que não há um formato pronto, uma fórmula mágica que se aplica a todas as pessoas.

Ele precisa desenvolver a sensibilidade de perceber qual caminho é mais indicado para cada perfil de cliente.

2. Não ter foco nos objetivos

O segundo erro é não aliar essa sensibilidade de escutar os anseios do coachee com um pensamento estratégico.

Muitos não entendem isso, mas há uma diferença entre obter a satisfação momentânea do cliente, fazê-lo sentir que está evoluindo, e alcançar objetivos concretos.

A evolução deve estar orientada sempre aos resultados desejados, o que vai garantir uma satisfação também no longo prazo.

3. Não ter critérios para buscar clientes

O terceiro erro, especialmente comum em quem está preocupado demais em entender como conseguir clientes de coaching, é aceitar todo e qualquer trabalho.

Às vezes, o possível cliente está precisando mais de uma terapia psicológica do que de um coach.

Ou, então, da orientação de um profissional de coaching com um conhecimento específico que aquele coach não tem.

Por exemplo, um coach mais focado em planos de carreira talvez não seja a pessoa mais indicada para orientar um cliente que quer uma assessoria em sua vida financeira, diversificando seus investimentos.

Se o coach que abraça qualquer trabalho para começar logo a sua carreira, o tiro pode sair pela culatra, com os clientes desaconselhando aos conhecidos a sua contratação.

4. Insistir quando há desinteresse do coachee

O último erro, também muito comum entre quem está desesperado em descobrir como conseguir clientes de coaching, é forçar a barra com quem não está tão interessado assim no processo.

Para que o coachee tenha os resultados que deseja, ele precisa se comprometer de verdade com o processo.

É comum que o coach iniciante insista com amigos e familiares, que às vezes se sentem constrangidos e acabam aceitando só por consideração.

Esse tipo de cliente pode até não falar mal do profissional para os demais, mas o coach pode se frustrar com o resultado ruim, de modo que essas primeiras experiências prejudiquem a sua motivação.

5. Usar estratégias equivocadas

Uma estratégia muito comum entre coaches iniciantes é oferecer sessões gratuitas para atrair novos clientes.

Em primeiro lugar, pode ser que essa tática atraia apenas curiosos ou pessoas que vão aceitar participar tão somente porque não têm nada a perder.

E aí o efeito será aquele que falamos antes, de o processo se tornar uma forçação de barra, sem que o coachee esteja realmente comprometido.

Para os clientes que estão de fato interessados no coaching, as sessões gratuitas podem passar a ideia de que o coach não sabe o que está fazendo e quer utilizá-lo como cobaia.

Por essas e outras, vale mais a pena cobrar por todas as sessões.

A dica é se valorizar, porque um bom coach não se forma apenas pela sua experiência prática com coaching, mas também por todo o conhecimento que ele adquiriu estudando e, claro, na sua vida profissional anterior. Isso tudo tem valor.

Em um encontro de apresentação – esse sim gratuito -, deixe claro para o possível coachee qual o método que você vai utilizar e qual a sua formação.

Essa conversa serve para que ele entenda tudo o que está por trás do valor cobrado pela sessão ou pelo conjunto de sessões que você está oferecendo.

6. Focar na quantidade e não na qualidade dos clientes

As primeiras sessões podem não ser gratuitas, conforme acabamos de recomendar, mas é claro que o preço não será o mesmo de um coach que já tem uma experiência maior na área.

Essa noção leva alguns iniciantes na área a cobrarem um valor bastante baixo, com o argumento do tipo: “Já que não tenho experiência, vou me diferenciar pelo preço”.

O problema é que isso o leva a procurar clientes loucamente, tentando fechar o máximo de sessões possível para conseguir pagar as contas do mês.

A dica, aqui, é não atropelar as coisas na busca por essa quantidade e, em vez disso, focar na qualidade.

Com menos clientes, fica melhor para se concentrar no atendimento, acelerar o aprendizado e maximizar os resultados do coachee.

Em vez de buscar a diferenciação pelo preço, portanto, o melhor é conquistar seu espaço com um trabalho bem feito.

Nesse formato, talvez o coach iniciante não consiga tantos clientes logo de cara, na comparação com aquele que deixa seu preço muito baixo.

Só que certamente essa é uma estratégia mais sustentável, porque o público jamais vai valorizar o trabalho de um profissional se ele próprio não o valoriza.

Como pagar as contas dessa maneira, então?

Caso você não tenha uma reserva financeira para se manter nos primeiros meses, enquanto a vida de coach ainda não engrena, comece gradualmente.

Por que não buscar clientes para sessões nos seus horários livres, mantendo seu emprego atual?

Assim, tudo acontece sem pressa, no seu devido tempo.

Além disso, com a experiência adquirida, o trabalho vai ficando mais consistente e as indicações começam a ser mais frequentes, até que seja possível se dedicar totalmente ao coaching.

Quantos Coaches Formados Conseguem se Consagrar No Mercado?

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Segundo a International Coach Federation (ICF), o coaching cresceu, no Brasil, mais de 300% nos últimos quatro anos.

Por um lado, é sinal que o processo deixou de ser desconhecido, com o público em geral tendo mais interesse em elevar sua performance por meio do coaching.

Por outro, esse número indica também que muitos profissionais têm migrado de área, deixando seus empregos para tentar iniciar uma carreira como coach.

Só os cursos de formação da SBCoaching, tiveram, no mesmo período, uma procura 65% maior.

Com esse cenário, um iniciante pode pensar que não há como conseguir clientes de coaching, competindo com tanta gente, sendo que muitos já têm larga experiência na área.

Na realidade, o mercado de coaching ainda tem um potencial enorme a ser explorado.

O que acontece é justamente que os coaches brasileiros por vezes desconhecem qual conjunto de ações pode ser tomado para impactar e atrair seu público. Por isso, não raro, eles acabam desistindo.

Então, respondendo à pergunta do título deste tópico: muitos. Há espaço para todo mundo, desde que não fique sentado esperando a oportunidade cair do céu.

Como ressaltamos no início do texto, a rotina de um coach é muito diferente daquela do profissional que tem um emprego fixo.

É outra dinâmica, em que a prospecção de novos clientes é fundamental.

Quem está pensando em se tornar um coach precisa ter isso muito claro em sua mente antes de tentar a sorte na área.

Dicas de Villela da Matta para conseguir mais clientes de coaching

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Agora que você já sabe o que não deve ser feito em um negócio que está começando, o que acha de receber algumas dicas para a sua carreira de coach decolar? 

E ninguém mais gabaritado para dar esses conselhos do que Villela Da Matta, maior referência em coaching no Brasil, fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching.

Em seu currículo, a formação de mais de 35 mil coaches e, nos dias de hoje, atua no desenvolvimento de cerca de 250 empreendedores em coaching no programa De Coach para Empreendedor.

Confira, agora, quatro dicas valiosas de Villela da Matta sobre como conseguir mais clientes de coaching:

Tenha um bom produto ou serviço

Os clientes são bombardeados diariamente com uma quantidade imensa de ofertas. Logo, para que o seu negócio chame a atenção deles, você precisa ter algum tipo de diferencial.

Seu produto ou serviço deve adicionar valor de forma significativa para o seu público alvo. Você precisa entregar soluções inovadoras que nenhuma outra concorrente do mercado possa oferecer.

As pessoas estão cansadas das respostas de sempre para as mesmas perguntas. Para ter um diferencial competitivo frente a pessoas que já estão a mais tempo no mercado, é preciso ter algo a mais para que os clientes prefiram a sua marca a dos outros.

Com isso, não estamos querendo dizer que você precisa investir em um modelo complexo. Não. Normalmente, as soluções mais simples são aquelas que possuem maior apego.

Invista em um atendimento diferenciado

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É claro que o faturamento é importante, mas você não pode pensar só nisso. Até porque para conseguir decolar na carreira de coach, é necessário ter um público fiel. Algo que só é possível com um ótimo atendimento.

Se preocupe em oferecer um suporte personalizado. Cada pessoa gosta de ser tratada de um jeito, se você descobrir a maneira certa de atender da melhor forma individualmente, com certeza, vai cativar os seus clientes.

Tão importante quanto conquistar novos consumidores é cultivar a freguesia que já possui.

Esteja, genuinamente, engajado

O engajamento é tudo na carreira de um coach empreendedor. Se você não acredita no que está fazendo, seus clientes, logo, logo, vão perceber e procurar outro profissional.

Mais do que um produto, você está vendendo um conceito uma metodologia e é preciso mostrar confiança naquilo em que está falando.

Domine o processo de vendas como ninguém

Ao contrário do que muito podem supor, vender não é uma arte, mas uma ciência. 

Ela é feito de diversos processos que vão desde a prospecção de clientes, passando pelo atendimento, às objeções, à negociação em si, o fechamento e culminando no pós-venda.

Somente quem dominar todas essas etapas vai conseguir ser bem-sucedido na carreira e conquistar novos clientes de coaching. 

Assista ao webinar de Villela da Matta

Para conferir todas as dicas do maior especialista em coaching no Brasil, assista ao vídeo abaixo, com o webinar Como ter filas de clientes pagantes e prosperar no mercado de coaching.

Não Venda Coaching – Venda Soluções para os Problemas de Seus Futuros Clientes de Coaching

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Aceita uma dica extra? Só o título dela já diz tudo.

No entanto, esse discurso não deve ser apenas externo, mas interno também.

Tente definir para si mesmo qual é o serviço que você oferece sem utilizar a palavra “coaching”.

Depois, os mesmos argumentos que passaram pela sua cabeça agora devem ser apresentados aos possíveis clientes.

O que o coachee contrata não são as metodologias que você aprendeu nos cursos de coaching, mas sim a atenção de um treinador, alguém que está ali para servir ao seu propósito de evolução.

O que é o Sniper Coach?

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Um dos principais objetivos do Sniper Coach é a conquista de clientes. Para quem não conhece, ele se trata de um treinamento exclusivo para quem adere ao De Coach para Empreendedor, a microfranquia da SBCoaching.

Além de ajudar a cativar novos públicos, a formação é a única disponível no mercado voltada para quem deseja reinventar o seu modelo de negócio. 

Com um olhar técnico e profissional e as ferramentas certas, ela promete trazer soluções personalizadas para o seu empreendimento 

Essa é a hora de investir na sua capacitação e alçar voos mais altos na sua carreira como coach empreendedor.

Se não bastassem todas essas vantagens, o Sniper Coach oferece, ao se tornar um microfranqueado da SBCoaching, o melhor suporte já visto. Contamos com uma equipe de especialistas treinada para que você possa conquistar os melhores resultados possíveis com o seu negócio.

Seu número de clientes vai aumentar exponencialmente e os seus rendimentos, por consequência também.

Quer ficar por dentro de todos benefícios que essa rede de sucesso pode oferecer? Então, acesse agora mesmo o nosso site, conheça todos os detalhes de como fazer parte dessa parceria e se torne um dos mais de 250 franqueados distribuídos em todo o território nacional. 

Depoimento de microfranqueados da SBCoaching

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Para mostrar que o Sniper Coach não é papo furado, reunimos os depoimentos de microfranqueados da SBCoaching que participaram do programa De Coach para Empreendedor e tiveram as suas carreiras transformadas.

Se inspire você também nesses exemplos positivos e construa a sua própria trajetória de sucesso. Qualquer pessoa pode aproveitar os benefícios que a principal metodologia de desenvolvimento humano do mundo tem a oferecer.

“Depois de cinco dias com Villela da Matta, valeu muito a pena, cada segundo. A gente passa a ser ‘faixa preta’ no coaching. Com o De Coach para Empreendedor, eu descobri que é preciso ter estratégias, vendas e marketing. Sem isso, você não sobrevive nessa carreira. Se você está em busca de um diferencial, precisa do programa (De Coach para Empreendedor) na sua vida”. Arnaldo Rocha.

“Estou empreendendo há dois anos, com um pensamento muito errado sobre o que é empreendedorismo. Mas a SBCoaching fez eu mudar a minha visão, graças a sua metodologia única, em que você já consegue aplicar já no outro dia. Além disso, ela possui a melhor fundamentação científica e isso faz com que saiam de lá os melhores coaches do Brasil”. Rafael Abrantes.

“Essa experiência (De Coaching para Empreendedor) tem trazido para mim a uma realidade muito próxima da que vou encontrar lá fora, com muita pressão por resultados. E isso possibilitou que eu mais do que me preparar tecnicamente, pudesse lidar com as minhas emoções. Espero conseguir passar todo esse conhecimento adquirido, bem como essa energia e essa evolução para o maior número de pessoas possíveis”. Rafael Bonfim

“Eu era uma pessoal totalmente descrente da minha capacidade de fazer acontecer. Achava que precisava decorar todos os métodos para ter sucesso. Agora, eu sei que o preciso é de segurança, saber que existe uma metodologia certa por trás e que, quando eu precisar, a SBCoaching vai me dar todo o suporte que eu preciso. E hoje, graças ao programa, estou muito mais confiante no meu potencial”. Cristina Caetano

Conclusão – Como Conseguir Clientes de Coaching

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Impossível não se inspirar com tantos casos de sucesso, não é mesmo?

Neste artigo, falamos sobre como conseguir clientes de coaching, um questionamento muito comum para aqueles que estão iniciando na atividade, logo após a formação, mas também em profissionais que já possuem um certo tempo de estrada.

Não é difícil entender que o primeiro passo para iniciar uma carreira como coach é se qualificar, matriculando-se em um curso de coaching.

Mas depois de adquiridos os conhecimentos necessários, o egresso precisa encarar o mercado.

E para atingir os melhores resultados em sua carreira de coach empreendedor, nada melhor do que se franquear a SBCoaching.

Esperamos que, com essas dicas, você entenda que não há como conseguir clientes de coaching sem se esforçar nisso.

Como se trata de um trabalho autônomo, sem vínculo empregatício, o coach deve promover seus serviços nos canais mais apropriados e desenvolver habilidades de marketing pessoal.

Se você ainda tem dúvidas sobre a atração de clientes ou quer saber mais sobre as possibilidades de formação na SBCoaching, entre em contato conosco.

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