Posted in:

Como ter mais proatividade

Já passou ou está passando por algum momento ou circunstância o qual se sentiu desmotivado e perdido nos seus objetivos e propósitos? Talvez, você precise de mais proatividade em sua vida!

A proatividade, segundo o dicionário, é o ato de pensar e agir antecipadamente sobre um problema ou circunstância. Ou seja, pessoas proativas são aquelas que reconhecem suas responsabilidades sobre a vida e tomam atitudes para trazer soluções e evitar ou amenizar dificuldades.

Não é à toa que as empresas estejam sempre buscando profissionais com perfil proativo, principalmente para cargos de liderança.  Isso porque, pessoas proativas são focadas em soluções, aptas a desafios e mudanças, gostam de inovar e influenciar positivamente o ambiente de trabalho.

Mas, se você não é ou não se acha uma pessoa proativa, não precisa se preocupar, a proatividade é uma habilidade que, por muitas vezes, exige exercício. E você pode começar a praticar agora, quer ver? Acompanhe.

5 práticas que ajudarão você a ter mais proatividade

1.      Defina o que é prioridade

Não confunda proatividade com iniciativa. Proatividade é comprometimento, ou seja, não queira abraçar o mundo sozinho se não vai dar conta de resolver depois. Saiba definir o que é ou não prioritário.

Uma boa dica é fazer um levantamento de suas tarefas regulares, qual o fluxo de trabalho, o que precisa de atenção especial, o que é desnecessário e o que pode ser otimizado.

Por fim, aprenda a delegar tarefas que não dependem de você, tudo isso ajudará a usar melhor o tempo em suas prioridades.

2.      Seja mais eficiente

Crie um plano de ação para realizar as suas tarefas e analise como executá-las com mais eficiência.  Adiante sempre aquilo que for urgente e, se necessário, recrute pessoas para ajudá-lo em tarefas maiores e mais importantes.

Pesquise e procure informações para ter maior consciência do seu planejamento. Verifique os passos que podem ser reduzidos e, durante o procedimento, avalie quais não estão funcionando e elimine-os.

3.      Antecipe os problemas e crie soluções

Antecipe a visão dos problemas e desenvolva soluções antecipadamente. Tente visionar as necessidades e o que é preciso ser feito ou planejado para solucionar ou minimizar impactos.

Ao fazer isso, você estará sempre preparado para situações mais difíceis e saberá o que fazer caso algo saia do eixo.

4.      Não tenha medo de inovar, seja criativo

Inove nas suas atividades e pense de maneira criativa. Fique sempre atento e observe as coisas que acontecem a sua volta.

Veja as oportunidades que possam ser aproveitadas, sempre faça anotações e armazene as ideias para que no momento exato você possa coloca-las em ação.

5.      Resolva os problemas

Sabe aquele ditado “não deixe para depois o que você pode fazer hoje”? Isso é uma lição de vida para quem quer ser mais proativo.

Busque sempre resolver os problemas na hora, sem procrastinar. Promova um plano de ação, peça ajuda, mas nunca deixe para depois. Lembre-se de que um problema pequeno hoje pode se tornar algo enorme amanhã.

Agora, se você procura realmente uma mudança, algo definitivo e eficaz, o processo de coaching pode ser um forte aliado nessa missão. Ele ajudará não só no desenvolvimento de proatividade, como também de outras competências que o auxiliarão a conquistar todos os seus objetivos pessoais e profissionais.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe essas valiosas dicas em suas redes sociais e ajude outras pessoas que, assim como você, buscam ter mais proatividade na vida.

Conheça o Personal & Professional Coaching

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *