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6 passos de como ter um negócio bem-sucedido como coach

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Se você trabalha com coaching, seguir pela trilha do empreendedorismo é uma alternativa não só cada vez mais comum, como também rentável. 

Afinal, a expansão da área amplia o interesse do público e aumenta a demanda por profissionais qualificados

Mas como ter um negócio bem-sucedido como coach? Eis a pergunta central deste artigo.

A verdade é que não existe mágica, mas sim muito trabalho e dedicação. 

Ainda assim, é claro, existem técnicas e dicas que podem fazer toda a diferença no modo como o seu trabalho é construído. 

Tudo isso é muito importante, mas existe algo fundamental para colocar em prática:
Você precisa de ter hábitos certos, que vão te colocar em ação.


Pensando nisso, criamos um material que vai te ajudar a ser mais feliz e realizado através de hábitos de sucesso.

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Continuando...

Elas se somam ao seu talento para criar um cenário propício ao crescimento sustentável do seu negócio em coaching. 

Quer saber quais são elas e como podem ser aplicadas? Então, fique ligado na primeira dica: acompanhe a gente ao longo do artigo e fique um passo mais perto do tão sonhado sucesso. 

Vamos lá?

O que é coaching para empreendedores?

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Se você já está familiarizado com o conceito de coaching, focado no desenvolvimento humano e na potencialização de resultados, não é difícil entender a sua associação natural com a área do empreendedorismo.

Mas a verdade é que o coaching não só atua dando suporte para que profissionais evoluam em suas carreiras e para que empresas possam crescer além da meta. 

Atualmente, o empreendedorismo é também uma escolha de vida frequente entre os próprios coaches. 

Instigados pelo desejo de ampliar suas possibilidades e horizontes, eles vão em busca do sonho de ter o próprio negócio na área de coaching. O que exige, é claro, constante atualização e a capacidade de se diferenciar dos demais.

Diante de um desafio como esse, recorrem às bases da próprio profissão de coach para tirar o sonho do papel e definir objetivos claros, que possam levar até o sucesso. 

São empreendedores. São coaches. São um pouco dos dois ao mesmo tempo e sabem que tudo isso anda lado a lado, nada de um anular o outro. E é assim que, convictos, ajudam a transformar a realidade de inúmeras pessoas. 

Qual o perfil de um coach empreendedor?

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Eles são dinâmicos, criativos e persistentes. Sabem que é preciso ter foco para chegar no lugar em que sempre sonharam. 

Como não poderia ser diferente, dominam a inteligência emocional como ninguém e sabem usar dessa competência para se conectar com o outro e, principalmente, com eles mesmos. 

Afinal, entendem que de nada adianta definir o melhor modelo de negócio, contar com as principais técnicas de venda e ter um portfólio extenso sem a capacidade de olhar para si e compreender suas motivações, fortalezas e como ainda podem melhorar para chegar mais longe. 

Além disso, são pessoas que entendem a importância de pensar de maneira estratégica e desenvolver a visão sistêmica, essencial para compreender não apenas as particularidades do próprio negócio, mas também como ele se insere diante da realidade socioeconômica atual. 

Com perfil otimista, acreditam na ideia que possuem e fazem de tudo para que ela deixe de ser apenas uma aspiração. Ao mesmo tempo, sabem que essa é uma tarefa complexa e que pede doação e muito comprometimento.

Mas eles podem ser também muitas outras coisas e mesmo não ser algumas dessas. No final das contas, o importante é que entendem resultado também depende de aperfeiçoamento e da qualidade que ele proporciona. 

Ou seja, podem não ter todas as competências e conhecimentos necessários para que o seu negócio como coach seja bem-sucedido logo de cara, mas não medem esforços para ir atrás daquilo que precisam para chegar ao melhor resultado. E isso faz toda a diferença. 

Coaching e empreendedorismo: como essas áreas vão te potencializar?

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Lembra quando falamos que coaching e empreendedorismo tem tudo a ver e que as duas áreas formam um complemento e tanto? Hora de mergulharmos um pouco mais fundo nesse assunto. 

Para isso, vamos começar pela realidade do mercado de trabalho atualmente. 

Não é novidade para ninguém que o desemprego tem assustado ao longo dos últimos anos. Mas, além do período de economia fragilizada, as mudanças também ocorrem no terreno comportamental. 

As aspirações de gerações passadas por construir uma carreira de décadas em uma mesma empresa, com um modelo bastante formal e engessado de trabalho, estão mudando. 

Diante dessa soma de fatores, novas formas de relação com a própria carreira começam a ser definidos. E o empreendedorismo é peça fundamental dessa equação. 

Para se ter uma ideia, a taxa total de empreendedorismo (TTE) no País foi, em 2017, de 36,4%. 

O número é do estudo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP). 

Os dados mostram ainda que o contingente nacional de empreendedores já chegou aos quase 50 milhões de pessoas.

Espalhados em diferentes locais do País e também nas mais distintas áreas de atuação, es possuem em comum o desejo de autonomia e a crença na própria capacidade de fazer dar certo. 

Agora imagine se, além desse espírito de positividade, você também contar com as técnicas da principal metodologia de desenvolvimento humano do mundo? 

O sucesso fica muito mais perto. 

Afinal, a sua experiência como coach vai servir como suporte para guiar o caminho a ser percorrido, com a definição de objetivos claros e a tomada de decisões muito mais assertivas.

Diariamente, você vai se sentir desafiado a ser a melhor versão de si mesmo. 

Ao mesmo tempo, sua trajetória e experiências também vão servir de inspiração para os seus coachees e outras tantas pessoas. 

Tudo isso a partir de um negócio que você realmente pode chamar de seu e que respeita aquilo em que acredita.

Não é à toa que o modelo empreendedor tem atraído tantos profissionais da área de coaching. 

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Dito tudo isso, o que você precisa fazer para que o seu empreendimento na área de coaching seja realmente bem-sucedido? 

Ainda que não exista mágica ou receita pronta, os passos a seguir certamente vão fazer a diferença. 

1. Defina os seus objetivos

São eles que vão guiar a sua trajetória e permitir que você entenda onde realmente deseja chegar. 

Ou seja, o que realmente busca ao empreender na área, seja financeira, pessoal ou profissionalmente.

Sem isso, vai ser difícil saber em que estágio você se encontra e se é necessário fazer ajustes na rota a ser seguida. 

2. Conheça o seu público

O que seria de um coach sem o seu público? Nem é preciso dizer. 

No entanto, nem todos os profissionais miram exatamente no mesmo perfil e é preciso conhecer as características próprias de cada grupo. 

Quem são? O que buscam? Por que decidiram investir nas técnicas de coaching? Que idade possuem? Estão dispostos a pagar um valor suficiente para que o negócio seja lucrativo? 

Compreender cada traço do comportamento dessas pessoas é também investir no futuro da sua empresa. 

3. Entenda o seu produto

Não menos, você precisa entender o que é e o que oferece o seu produto.

Considerando o seu modelo de público, que características o seu serviço precisa ter? A oferta de pacotes de sessões, por exemplo, funcionaria? Que duração teria cada encontro? O que exatamente você oferece ao coachee?

As respostas precisam estar na ponta da língua na hora de interagir.

4. Avalie a sua estrutura

Muitos coaches acabam esquecendo desse aspecto, mas você já sabe que estrutura vai ser necessária para iniciar o negócio? O retorno que vai ter com as sessões compensa o aluguel de uma sala comercial? E o material de divulgação? 

É preciso estar atento aos detalhes. 

5. Aprenda com os seus erros

Por melhor que você seja, sempre existe a possibilidade de que alguns erros aconteçam. O importante, nesse caso, é não deixar que eles sejam apenas apagados. 

Pense em cada um deles como uma oportunidade de aperfeiçoamento. 

6. Tenha persistência

Assim como qualquer outro empreendimento, os resultados nem sempre vão aparecer do dia para a noite. Na maioria dos casos, na verdade, eles podem levar mais tempo do que você imaginava para surgir. 

Por isso, trabalhe a sua resiliência e se mantenha firme em seu propósito. 

No entanto, não custa estar preparado e fazer um bom planejamento, que evite qualquer aperto. Assim, um início abaixo da média não vai levar você a desistir tão fácil. 

Como atrair mais clientes como coach?

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Será que as pessoas ao seu redor realmente sabem o que você faz? Essa pergunta aparentemente despretensiosa pode ser o início da resposta de como é possível atrair mais clientes. 

Sabe por quê? Talvez essas pessoas ainda não saibam bem o que você faz, mas elas conhecem quem você é como pessoa. Ou seja, já existe uma credibilidade prévia. 

Por isso, é importante aproveitar esse laço já estabelecido e realmente compartilhar com a sua rede de contatos como funciona o seu trabalho como coach. 

Acredite, as redes sociais podem ser uma alternativa excelente para isso, especialmente para quem está começando e ainda não conta com um público cativo. 

Considere essa como um bônus para os passos anteriores e lembre-se que essa divulgação inicial pode permitir que até mesmo amigos dos seus amigos passem a figurar entre os seus coachees, o que amplia as suas possibilidades de alcance. 

Mas não se preocupe, as nossas dicas não param por aqui. Pronto para seguir na leitura? 

Dicas de Villela da Matta para você ser um coach empreendedor de sucesso

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Um dos maiores especialistas em business coaching do Brasil, Villela da Matta já foi responsável por formar mais de 35 mil coaches em mais de uma década de trabalho focado em desenvolvimento humano. 

É com essa bagagem que o também presidente da SBCoaching ensina 4 princípios básicos para quem vive se questionando como ter um negócio bem-sucedido como coach. Para começar, ele convida a uma reflexão. 

“Quem determina o quanto você cobra, qual é o mercado em que você atua, o crescimento que você vai alcançar e qual é o seu faturamento? Pare e pense sobre isso?”, questiona. 

De acordo com ele, a resposta é bastante simples: os seus competidores. Para Da Matta, independente de qual for a batalha, sempre vai vai existir um inimigo. 

“Nas estratégias militares, utilizadas em treinamentos de muitas empresas de destaque, você começa a entender quem são, onde estão, quais são as suas intenções e os seus movimentos”, contextualiza. 

Qualquer semelhança com mundo dos negócios não é mera coincidência. A diferença é que, do outro lado, não estão os nossos inimigos, mas sim competidores. 

Nesse contexto, só consegue se manter firme no mercado quem for extremamente competente para isso. E é com o objetivo de permitir que você chegue lá que apresentamos os 4 princípios a seguir. 

Especialização

Como você vai se tornar referência no seu segmento dentro do coaching? 

Perceba que todas as empresas que se destacam e se perpetuam no mercado souberam buscar o seu alvo de especialização. 

Quanto mais conhecimento, habilidades e diferentes perspectivas você tiver, mais se torna um mestre na área em questão. 

“Para isso, é preciso fazer do aprendizado um hábito”, adverte o presidente da SBCoaching. 

Diferenciação

O que você faz melhor do que qualquer outro concorrente seu? 

“Se você não começar a pensar hoje nesse assunto, vai ter problemas em um futuro próximo”, lembra Da Matta. 

Não se esqueça que aquilo que funcionava como estratégia há uma década, ou até muito menos, já não serve mais atualmente. Isso porque o mercado está cada vez mais competitivo. 

Não seja mais um na multidão. 

Concentração

Onde você vai concentrar as suas energias, os seus esforços, o seu dinheiro e o seu tempo para realmente conquistar mais clientes? 

Não adianta querer abraçar o mundo e acabar não conseguindo atrair ninguém, não é mesmo? 

Objetivos dispersos e abrangentes demais podem não ser a melhor solução para construir um negócio competitivo. 

Segmentação

Qual é o mercado ou segmento dentro do coaching em que você vai atuar?

A expansão da área também permite uma segmentação cada vez maior. 

Lembrando que, conforme aconselha Da Matta, é fundamental se especializar, buscar um diferencial e focar os seus esforços, escolha um nicho e faça dele a sua revolução. 

O que é o Sniper Coach?

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Quer se desenvolver ao máximo nesses 4 princípios e permitir que o seu negócio realmente se diferencie no mercado? Então, você precisa conhecer o De Coach para Empreendedor, o programa de microfranquia da SBCoaching

Está cansado de acumular resultados insatisfatórios e deseja alcançar o equilíbrio financeiro? 

Ao se tornar um microfranqueado, você passa a contar com o suporte de uma equipe altamente especializada na área, pronta para acolher as suas dúvidas e oferecer respostas personalizadas para o seu empreendimento.

Mas e o Sniper Coach, o que é? 

Além de todo o apoio de uma marca consolidada no mercado de coaching, você também vai contar com um treinamento exclusivo, criado e ministrado especialmente por Villela da Matta para ensinar você o que há de mais inovador na área de negócios. 

Acredite, você está a poucos passos – conheça cada um deles a seguir – de conhecer as técnicas que vão mudar a sua forma de lidar com a pressão pelo sucesso. 

Quer saber mais detalhes? Aproveite para acessar o nosso site e faça parte você também do De Coach para Empreendedor. 

Como é ser um microfranqueado SBCoaching?

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Ser um microfranqueado da SBCoaching significa unir o seu talento como profissional a uma empresa com atuação reconhecida nacional e internacionalmente. 

Mais do que isso, é também contar com toda a estrutura necessária para que o seu empreendimento se diferencie dos demais. 

Com tudo isso, vai ter diante de si uma oportunidade de faturamento com baixo risco, o que significa retorno financeiro em curto prazo. O cenário econômico atual parece desafiador? Nem tanto se você tiver a estratégia certa. 

Mas vamos lá: o que você precisa fazer para ser um microfranqueado da SBCoaching e contar com todos esses benefícios? 

Anote o passo a passo: 

Passo 1

Para começo de conversa, é preciso fazer o seu cadastro de qualificação em nosso site. Tudo certo? 

Hora de comparecer à reunião de apresentação, para alinhar alguns detalhes. Depois disso, é preciso aguardar a análise do comitê de validação, responsável por conceder o aceite. 

Quando a sua aplicação for então confirmada, resta ler o contrato com atenção, assinar e enviar toda a documentação necessária. 

Pronto, uma nova e transformadora experiência vai começar. 

Passo 2

Um dos momentos mais aguardados pelos microfranqueados, é nesta etapa que você vai receber o treinamento presencial com Villela da Matta e Jeferson Almeida – outra referência do coaching nacional, especializado em potencializar performance, produtividade e resultados de líderes e de organizações. 

Passo 3

Chegou a terceira etapa? Ela deve ser encarada como permanente, pois aborda todo o suporte que você vai receber ao se transformar em um microfranqueado. 

Sempre que precisar, tenha ainda o apoio de uma equipe preparada para alavancar resultados.

Conclusão

E aí, o que achou do nosso artigo sobre como ter um negócio bem-sucedido como coach? Dicas não faltam para escolher o seu caminho e prosperar. 

Como uma área que ainda está em franca expansão, o coaching é um terreno fértil para quem deseja investir no empreendedorismo. Só não se esqueça, mais do que uma aventura, essa é uma escolha que exige preparo. 

Mas que bom que você não precisa enfrentar tudo isso sozinho, não é mesmo? Estamos aqui para ajudar a fortalecer e desenvolver a sua marca. 

A propósito, ainda ficou com alguma dúvida sobre o De Coach para Empreendedor? Aproveite o espaço dos comentários para deixar a sua pergunta ou mesmo sugestão.

Ah, este texto fez você lembrar de alguém? Não perca a chance de compartilhar!

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