Posted in:

Aprenda a analisar o comportamento organizacional da sua empresa

comportamento organizacional

Você sabia que o comportamento organizacional é muito importante para o sucesso de uma instituição e seus colaboradores? Ele é algo particular de cada companhia, sendo composto pelos valores, crenças e objetivos compartilhados no ambiente corporativo.

A maneira como o profissional vê o trabalho e suas tarefas, assim como sua personalidade, pode influenciar diretamente o comportamento organizacional. Portanto, para que você possa construir um local positivo e saudável, que otimize os resultados do negócio e sua equipe, entenda mais sobre o assunto com o artigo a seguir.

Por que analisar o comportamento organizacional?

Além de equipamentos, as companhias são compostas por capital humano, que são os trabalhadores. Eles são extremamente importantes para a execução dos serviços. Por isso, é fundamental estudar e compreender como funciona o ambiente de trabalho.

Como sabemos, as relações interpessoais e a maneira de agir e pensar de cada um dos integrantes pode influenciar em muitos fatores. Por exemplo, a qualidade das tarefas realizadas, a produtividade, a motivação e a construção de um ambiente organizacional saudável.

Portanto, um profissional com comportamento inadequado pode trazer retornos menos significativos, impactando a performance de todos. Em contrapartida, ter colaboradores engajados permite mais qualidade nos serviços e maiores resultados. Portanto, a empresa pode e deve contribuir para aprimorar o relacionamento coletivo com treinamentos e incentivos.

Pilares do comportamento organizacional

A essência de um comportamento organizacional positivo é dividido em dois fundamentos: a ética e a responsabilidade. Saiba mais sobre eles a seguir.

Ética

A ética empresarial está relacionada ao cumprimento dos padrões estabelecidos pela instituição. Eles são apresentados aos profissionais por meio do código de ética.

Nesse documento, o colaborador tem acesso aos direitos e deveres dentro da companhia. A decisão de seguir ou não essas atividades reflete o seu comportamento individual.

Responsabilidade

A responsabilidade é a habilidade mais almejada pelas companhias. Trata-se de que os colaboradores tenham consciência da cultura da empresa e saibam o que deve ser feito.

Mas isso vai além de cumprir uma demanda no prazo. Afinal, a responsabilidade envolve diversas atitudes simples que fazem toda a diferença dentro de uma companhia.

Critérios de avaliação do comportamento individual e coletivo

Para que você entenda com mais clareza como está o relacionamento interpessoal no trabalho, é necessário que avalie primeiramente o comportamento individual e em seguida, o coletivo. Confira abaixo os critérios de análise.

Individual

Para compreender melhor o cenário da conduta dos funcionários, pode-se avaliar os seguintes fatores:

  • Motivação no trabalho e engajamento;
  • Desempenho e resultados da rotina;
  • Comprometimento com suas responsabilidades;
  • Sugestão de ideias;
  • Proatividade e senso colaborativo;
  • Organização na rotina de trabalho;
  • Comprometimento com a missão, visão e valores,
  • Respeito ao código de ética.

Grupo

Outra forma de definir o comportamento organizacional é por meio do estudo em grupo. E esta é uma avaliação mais abrangente. A partir da identificação dos setores e equipes de trabalho da empresa, é realizado um estudo de aspectos como relacionamento interpessoal, funções de cada membro e poder de liderança.

O objetivo é aumentar o potencial do time e trazer mais motivação a todos. Outra finalidade é conectar os demais setores da companhia para melhorar os resultados obtidos. Juntos, eles podem ir mais longe.

Ferramentas de avaliação

Com a ajuda de softwares específicos, é possível fazer a análise de forma mais rápida e eficiente. Eles contam com estratégias e bancos de dados para fazer o mapeamento de forma automatizada. Além disso, existem ferramentas de avaliação mais tradicionais, baseadas em métodos científicos.

Tratam-se dos testes psicológicos, que podem ser aplicados por um psicólogo organizacional. Os testes são capazes de identificar características comportamentais e de personalidade até mesmo durante o processo de seleção, antes que elas se manifestem.

A definição sobre o método a ser empregado depende do conhecimento e da experiência do profissional. O importante deve sempre ser o desenvolvimento de um ambiente mais positivo e engajador.

Desenvolva o melhor de sua equipe com a ajuda do coaching

Para esta finalidade, o coaching é um dos métodos mais completos e abrangentes. Você vai perceber que os resultados são impactantes na vida de cada funcionário. Consequentemente, os efeitos podem ser rapidamente observados no ambiente de trabalho.

Para desenvolver o melhor de seu time, conte com a SBCoaching, que há 20 anos atua no mercado do coaching, com uma metodologia exclusiva e embasada cientificamente.

Quer aprender mais sobre o assunto? Baixe agora nosso material gratuito sobre “como seu estilo de liderança pode afetar sua equipe” e aperfeiçoe sua performance de liderança.


Personal & Professional Coaching

2 Comentários

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *