10 comportamentos ruins para sua carreira

5
89
grande homem pequeno
O prepotente recusa todas as críticas e contribuições de terceiros.
grande homem pequeno
O prepotente recusa todas as críticas e contribuições de terceiros.

Conhecimento técnico não é suficiente para atingir o sucesso. Existem alguns princípios, como a cordialidade, o respeito e a prestatividade, que fazem a diferença em qualquer área de atuação, assim como atitudes que prejudicam até as pessoas mais capacitadas. Muitas vezes, por serem antigos e estarem enraizados no cotidiano, estes traços negativos de personalidade  não são facilmente percebidos, sobretudo em indivíduos mais velhos. Eles costumam estar associados à dificuldade de lidar com o outro, e se não forem rapidamente corrigidos podem afetar de forma permanente a carreira profissional.

Veja quais são esses comportamentos e por que devem ser evitados:

Arrogância – prejudica o trabalho em grupo, pois o prepotente recusa todas as críticas e contribuições de terceiros. Além de não admitir participações, não partilha o conhecimento;

Conformismo – Permanecer na zona de conforto e ignorar oportunidades para desenvolver novas competências empobrece o currículo e afasta promoções;

Desorganização – a falta de prioridades no serviço gera perda de tempo e dificulta a entrega de resultados no prazo estipulado;

Emotividade – complica a tomada de decisões, principalmente em cargos de liderança, nos quais é exigida uma postura imparcial e objetiva;

Fofoca – os boatos afetam a credibilidade. Chefes e colegas pensarão duas vezes antes de confiar uma tarefa a quem distorce os fatos e espalha informações falsas;

homens mulheres fofoca
Os boatos afetam a credibilidade.

Impulsividade – agir sem pensar aumenta as chances de envolvimento em situações de risco, como investimentos sem retorno certo;

Intolerância – interfere nas relações interpessoais e pode levar ao isolamento;

Perfeccionismo – a busca por um padrão constante de excelência acaba atrasando o cumprimento das obrigações;

Rebeldia – toda determinação superior é contestada, provocando indisposição entre membros de uma equipe;

Timidez – o medo de expor opiniões e defender as próprias ideias limita a atuação.

Estes tipos de conduta são nocivos a todas as carreiras profissionais, já que ninguém trabalha sozinho. Durante todo o tempo as pessoas estão em contato com outras que pensam e agem de modo distinto, sejam clientes, fornecedores, líderes ou parceiros. A competitividade do mercado também exige posturas diferentes, pois quem insiste no erro e não muda é facilmente superado por alguém mais jovem, disposto e atento às necessidades do empregador. Por isso, é fundamental saber adaptar-se, reconhecer as atitudes ruins e modificá-las.

Quando há dificuldade de mudar por conta própria, serviços especializados que relacionam coaching e carreira podem ajudar o indivíduo a identificar onde estão as falhas. A análise objetiva do comportamento, através de questionários simples, leva à reflexão e permite propor alternativas para resolver os problemas, contribuindo não só com o crescimento pessoal como para a formação de trabalhadores mais eficientes e engajados.

5 comentários

  1. Excelente esse tema, como os demais.
    Quero muito me aperfeiçoar ao máximo.
    Sinto-me insegura.
    É um mundo do qual está se revelando na minha frente, as possibilidades são tantas, estão vindo tão rapidamente que não estou conseguindo acompanhar, quero fazer, ler, praticar tudo, e ao mesmo tempo que estou tendo essa consciência de poder mudar tudo, me sinto pequena, grande, imbatível, e de repente não estou conseguindo sair de onde estou. Respiro fundo diversas vezes, para me posicionar novamente e ir em frente com convicção e acreditando que posso, quero e eu consigo. Eu tenho, e ela me pertence só pelo fato de eu existir, a EXCELÊNCIA. Eu sou uma coach excelente. É esse o meu lema a partir de agora e sempre.
    Eu só tenho a agradecer a todos vocês.
    E grata a DEUS, por estar passando por essa transformação fantástica.
    Obg.

    Lisiene

  2. Excelente matéria Villela, mesmo sabendo que em pleno século da comunicação, muitos líderes não desapega de vários desses adjetivos.

  3. Parabéns por mais uma vez surpreender a todos com as idéias inovadoras e que nos ajudam a caminhar rumo ao sucesso no nosso meio de trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO