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O líder precisa conquistar a confiança e a admiração da equipe.

A liderança transformadora é um das formas administrativas que melhor exemplifica a diferença entre líder e chefe. Mais do que delegar tarefas, exigir o cumprimento de metas e definir regras, o líder precisa conquistar a confiança e a admiração da equipe por meio de uma atuação transparente e comprometida com a empresa.

O líder transformador é flexível e está aberto a opiniões diversas, pois sabe que a liderança deve ser exercida de forma democrática. Além disso, ele incentiva a cooperação entre os membros do grupo e estimula a mudança, propondo novos desafios e aguçando a criatividade dos colaboradores.





A gestão transformadora promove a inovação e cria empreendimentos inteligentes, que aproveitam o conhecimento teórico e empírico para estabelecer vantagens competitivas. A motivação também é um dos pontos fortes desses líderes, que reconhecem a importância de manter os trabalhadores empenhados para garantir uma boa produtividade e o alcance de metas.

Mas de que maneira é possível assumir uma liderança transformadora? Confira dicas do que fazer:

1 – Determine a estratégia

Liste objetivos e prazos e avalie a melhor forma de alcançar os melhores resultados.

2 – Conquiste a equipe

Explique aos colaboradores os objetivos e demonstre que precisa de cada profissional para conquistá-los.

3 – Defina pontos essenciais

Estabeleça níveis de desempenho, valores, critérios comportamentais e procedimentos internos.

4 – Elimine ambiguidades

Deixe claro o que é prioridade para facilitar o trabalho e evitar falhas.

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Mostre que você respeita cada profissional e preocupa-se com o bom convívio.

5 – Demonstre interesse pelo grupo

Mostre que você respeita cada profissional e preocupa-se com o bom convívio, solucionando conflitos e incentivando a cooperação.

6 – Proporcione autonomia

O funcionário precisa saber que você confia nele. Essa constatação aumenta o grau de comprometimento com o trabalho.

7- Transmita compreensão

Apoio e reconhecimento são essenciais, sobretudo, quando a equipe tem uma sobrecarga de trabalho. O trabalhador precisa saber que pode contar com você.

8 – Não se esqueça do feedback

Passar à equipe elogios e críticas construtivas é uma forma de manter o ritmo de produtividade, solucionar problemas logo no início e melhorar a performance da equipe.

9 – Incentive o compartilhamento de informações

Partilhar conhecimento e novas ideias é a melhor forma de resolver problemas.

10 – Acompanhe os resultados

Verificar de modo frequente o andamento das ações é fundamental para desenvolver uma gestão eficiente.

Seguindo essas práticas é possível atender às principais necessidades da equipe e tornar a liderança muito mais transformadora e eficaz.