Quando falamos de competências de comunicação, nos referimos à capacidade de transmitir mensagens que gerem compreensão e feedback e também o oposto, de compreender e dar o feedback adequado às mensagens recebidas.

Para isso, é preciso possuir habilidades, atitudes e comportamentos quando transmitimos ou recebemos mensagens, destacando:


  • Domínio da linguagem verbal e habilidade de falar com clareza e objetividade;
  • Consciência e controle da linguagem corporal;
  • Soar convincente, criar empatia e gerar interesse;
  • Ouvir a mensagem, processá-la e fornecer a resposta adequada.

Para uma boa comunicação, também é preciso fazer perguntas adequadas, manter o foco e saber usar o silêncio quando preciso. Entenda aqui quais são essas técnicas e para que serão úteis em sua vida pessoal e profissional.

As 4 competências básicas

Mas quais são as competências básicas para adquirir as habilidades de uma boa comunicação?

Para conquistar a melhor forma de se comunicar, é preciso ter em mente 4 atitudes:

1 – Sempre ouvir com atenção;

2 – Comunicar-se de modo estruturado para atingir objetivos específicos;

3 – Manter o foco quando faz ou responde perguntas abertas;

4 – Parafrasear e resumir para checar o entendimento do que foi dito.

Observe-se e passe a introduzir tudo isso no modo como você se comunica.