Como superar o medo e ser mais corajoso

Superar o medo é importantíssimo para realizar mais independentemente dos riscos. Afinal os que requerem segurança, são os que menos a tem.  É preciso trabalhar a coragem para conseguir realizar algo inovador e incomum. Mas o que fazer para administrar o medo e a preocupação a ponto de não atrapalhar nos momentos de decisão? Confira os 4 passos que podem te ajudar diminuir os temores e a preocupação:

1º Passo: identifique e projete seu problema




Defina com riqueza de detalhes o problema ou a situação que lhe causa pavor, utilize para isso um bloco de notas. Desenha uma linha que vai da parte superior direita até a inferior esquerda da folha, descrevendo o que será trabalhado e que de responder a pergunta “O que exatamente está me preocupando?”.

*Nessa fase 50% dos problemas são solucionados, porque as pessoas não param para identificar o problema de forma mais intensa e atenciosa.

2º Passo: qual é o pior resultado possível para o problema?

No lado direito da folha, escreva o pior que pode acontecer para o problema. Ou seja, avalie os riscos que suas ações podem gerar, como por exemplo: posso perder o emprego, o relacionamento, o investimento, a saúde e tudo mais que se encaixe na sua realidade.

*Nas etapas anteriores você terá menos influência do medo, pois elas aliviam o stress causado pela preocupação, pois você desenvolverá resistência à pior consequência.

3º Passo: aceite os riscos e aprenda com eles

Negar a consequência que cada risco traz é o que causa o medo. A partir do momento que você enxerga os resultados do pior que pode acontecer e os enfrenta, você está acabando com o medo. Por exemplo: Coloque na frente de cada resultado ruim a seguinte frase, “Se eu perder meu emprego, eu posso ter a oportunidade de entrar em uma empresa melhor e aprender ainda mais”.  Dessa forma você lembrará que tem sempre uma alternativa e medo vai desaparecendo.

4º Passo: liste o que você pode fazer para não obter os piores resultados

Passado o pavor inicial, pense no que pode ser feito para melhorar os riscos e conseguir resultados ótimos através de ações mais assertivas. Fazendo isso o medo dará lugar à coragem e você se sentirá capaz de alcançar seus objetivos e terá clareza, criatividade e capacidade suficientes para solucionar os problemas.