mão papel gráficos caderno

Ter em mente, e no papel, os objetivos que se pretende alcançar.

A maior parte das pessoas passa a vida sem saber se está no rumo certo porque não encontrou um significado para o que faz, seja na carreira profissional ou na vida pessoal. Desenvolver hábitos que ajudem a descobrir os próprios objetivos, batalhar por eles e aprimorar habilidades que levem a novas conquistas é a receita para se tornar um vencedor e garantir a sensação de tranquilidade, segurança e sucesso em suas ações. Chegar onde se deseja é alcançar a autorrealização.

hábitos dos vencedores

1 – Assuma a direção

Sentir-se responsável pelo que acontece de bom e de ruim com você é o primeiro passo para a vitória. Estando com as rédeas da situação, será mais fácil agir para resolver os problemas que surgirem. Mantenha-se na liderança das suas atividades, tenha atitude e não fique esperando as coisas acontecerem.

2 – Planeje

Com uma frequência semanal, mensal ou anual, a depender das metas desejadas, faça um planejamento de ações. Ter em mente, e no papel, os objetivos que se pretende alcançar, detalhando prazos e finalidades, é essencial para permanecer motivado. Não possuir projetos de vida é como viajar sem mapa em uma estrada desconhecida. Quando necessário, porém, liberte-se dos planos e redefina a rota. Um vencedor sempre está preparado para mudanças.

3 – Explore seu potencial

Levar a vida sem grandes esforços terá como consequência pequenos resultados. Para ser notado, faça o melhor, tenha propósitos e demonstre comprometimento para ser reconhecido. Isso irá atrair amigos, clientes e admiradores. Estude, acompanhe as tendências da sua profissão ou atividade e crie estratégias de crescimento, transformando-se em uma referência no que faz.

homem mesa xícara notebook

Não saber agir diante de uma dificuldade é a oportunidade para aprender mais.

4 – Aprenda com os erros

Não saber agir diante de uma dificuldade é a oportunidade para aprender mais. Usar a criatividade na busca por soluções diferencia quem é competente de quem não é. Às vezes, é preciso abandonar atitudes tradicionais e inovar para conseguir acertar. Elaborar ações que deem resultados melhores e mais rápidos também é recomendado para superar a si próprio. Invista no que não tem domínio, admita que desconhece a saída e procure ajuda. Esses são hábitos de líderes.

5 – Cultive boas relações

Agregar aliados é ganhar incentivo para crescer. Amigos dão sentido à sua empreitada pessoal e colegas de trabalho ou funcionários que atuam ao seu lado contribuem para o progresso da empresa ou de uma atividade específica. O desenvolvimento da liderança passa pela capacidade de reconhecer talentos e distribuir elogios.

Assumir o comportamento vencedor exige a prática dessas atitudes no dia a dia e na carreira. Inicialmente, pode parecer difícil, mas após tomar consciência das próprias falhas e da necessidade de mudança, surge o desejo de aprender, planejar e se aprimorar. Com a ajuda da disciplina e o exercício rotineiro dessas cinco regras para a vitória, o domínio das habilidades passa a ser realizado automaticamente por você.