Seja qual for sua profissão, cargo ou área de atuação, seu crescimento será ainda maior se souber influenciar pessoas e se relacionar e tiver domínio sobre habilidades de negócio. Portanto,  a inteligência emocional e habilidade de comunicação são essenciais.

Para que as pessoas confiem em sua opinião e considerem suas sugestões, você deve além de influenciar pessoas mas também levá-las a acreditar que vale a pena fazê-lo. No entanto, isso nem sempre é simples e depende de uma série de fatores que determinam nossa imagem perante os demais. É neste ponto que se destaca a influência, o quanto suas ideias impactam seus superiores ou colegas de profissão.

influenciar pessoas

Embora influenciar pessoas nem sempre venha facilmente, há algumas atitudes que você pode adotar para desenvolvê-la e conquistar ainda mais a consideração dos demais.

A impressão de terceiros é um reflexo de suas próprias emoções

Mesmo que sua ideia seja promissora, ela pode ser completamente descartada antes mesmo de obter uma chance caso você não demonstre autoconfiança. Suas dúvidas e receios não afetam só a você; se expandem além. Tome o cuidado de manter suas emoções sempre positivas e otimistas, para que transmitam segurança.

Trace objetivos claros

Metas são uma boa forma de você ter em mente o que deseja obter e onde pretende chegar. Se seu objetivo estiver claro para você mesmo, será muito mais fácil passá-lo aos outros. Também tome cuidado para que a linha de chegada não sofra modificações no meio do caminho, isso pode demonstrar que seus planos não estão bem concluídos.

Planeje suas propostas cuidadosamente

Organização é fundamental para que suas empreitadas ocorram de maneira eficiente e clara. Pense em estratégias, revise detalhes e preveja possíveis problemas, para poder encontrar soluções premeditadamente. Assim, caso ocorram imprevistos, estará mais preparado para desviar deles de maneira rápida, o que reafirma sua confiança e dá sustento à ideia.

Saiba construir relações sinceras

Não elogie demais. Muitas vezes, se suas observações não forem pontuais, podem soar de maneira forçada, como se você estivesse apenas querendo agradar e conquistar alguma simpatia. Portanto, só faça elogios fundamentados, quando forem necessários.

Influenciar não é o mesmo que manipular

A influência depende muito mais de como você se projeta como profissional, não de como você direciona os outros a adotarem o que você deseja. Quando você tem influência, você as inspira a confiar e considerar as oportunidades propostas. Não se esqueça: uma estratégia de manipulação pode ser mal interpretada e trazer resultados contrários aos desejados inicialmente.

Aprenda a ouvir e considerar opiniões dos outros profissionais

É necessário aprender que nem sempre o que achamos é o que está correto. E precisamos estar abertos para ouvir outros pontos de vista, discutindo novas opiniões e abrindo a mente para novas ideias.