Você sabe administrar seu tempo no emprego?

Planejar suas atividades é uma maneira eficaz de dimensionar melhor a quantidade de trabalho e ter noção exata do que fazer e de quando colocar em prática cada tarefa do dia.

Gerir as horas no trabalho com eficiência é uma missão bastante complicada diante da correria do dia a dia. Todavia, essa é uma competência muito importante para quem deseja ampliar sua produtividade e alcançar sucesso em sua carreira profissional.

Planejar suas atividades é uma maneira eficaz de dimensionar melhor a quantidade de trabalho e ter noção exata do que fazer e de quando colocar em prática cada tarefa do dia. Desse modo, você torna o expediente mais produtivo e prazeroso.


Outro benefício da boa administração do tempo é ampliar as oportunidades de realizar afazeres diferentes, como dedicar-se a um curso ou acompanhar mais de perto seus subordinados, caso você exerça um cargo de gestão. Além disso, há a vantagem de conseguir mais horas livres para fazer o que gosta.

Confira algumas dicas de como administrar bem as tarefas no seu emprego:

Aprenda a organizar o seu dia no emprego

Manter uma agenda diária é uma ótima dica para ajudar em seu planejamento. O primeiro passo é fazer uma lista mestra com todas as atividades do seu dia, se possível por ordem de importância, assinalando o nível de dificuldade, o prazo e a prioridade de cada uma delas.

Conforme você for executando seus deveres, risque-os da lista para visualizar melhor o que ainda precisa ser feito e avaliar seu rendimento. Ao final do expediente, veja o que foi realizado e, o que sobrar, agende para o dia seguinte.

Reflita sobre o que é mais importante

A prioridade é um dos fatores que mais fazem a diferença em seu planejamento. Liste seus afazeres em ordem de importância. Para definir a relevância de uma tarefa, analise os seguintes pontos:

Prazo – qual a data limite para a atividade ser entregue? Se o prazo é curto, ela deve ficar no topo da sua lista. Outra boa dica é programar-se para entregar o serviço com alguns dias de antecedência. Isso garante um prazo maior para possíveis revisões e melhorias.

Resultados – nem todos os afazeres geram efeitos perceptíveis. Procure dar prioridade às atividades que provocam resultados mais evidentes. Dessa forma, você ganha mais ânimo para o restante do dia e pode até ser mais valorizado por seus gestores e colegas.

Facilidade – se a tarefa é fácil e rápida, tente realizá-la no começo do dia. Isso trará motivação para executar as mais difíceis. Estas, porém, não devem ser deixadas para a última hora, pois isso aumenta o estresse e diminui a qualidade do serviço.

planejamento tempo

A prioridade é um dos fatores que mais fazem a diferença em seu planejamento. Liste seus afazeres em ordem de importância.

Coloque essas dicas em prática

O planejamento dos afazeres diários é crucial para o melhor aproveitamento do tempo no trabalho. Seguindo essas dicas, você conseguirá otimizar seu cotidiano profissional e ganhará mais horas livres para relaxar.