mesa lápis folha escritório

A bagunça no local de trabalho afeta negativamente o desempenho do funcionário.

A falta de organização no ambiente de trabalho afeta negativamente o desempenho do funcionário. Procurar uma simples anotação pode demandar muito tempo e gerar estresse. Por isso, o ideal é manter em ordem todos os objetos, informações e materiais utilizados no dia a dia. A organização é peça-chave para uma maior produtividade.

Por mais banal que pareça, a arrumação no ambiente de trabalho pode garantir uma maior eficácia, otimização na execução de tarefas e até aumentar a motivação no emprego. Além disso, empresas bem ordenadas passam uma sensação de confiabilidade aos clientes.





Confira algumas dicas de aprendizagem organizacional:

– Descarte o desnecessário: verifique quais papéis ou itens não estão sendo usados e não hesite em jogá-los no lixo ou repassá-los a quem realmente precisa. Para que acumular folhas e mais folhas que somente irão ocupar espaço nas prateleiras? Mantenha somente o que for essencial no seu ambiente de trabalho;

– Sistematize sua mesa: os equipamentos e materiais utilizados com maior frequência devem estar sempre à mão, evitando a perda de tempo para alcançá-los. Já aqueles necessários somente em poucas ocasiões, como os arquivos, devem estar guardados em armários. Deixe poucos objetos em cima da mesa; espaços muito cheios são um empecilho para o bom comportamento organizacional no seu ambiente de trabalho, podendo tirar a concentração e bloquear a criatividade;

– Cada utensílio em seu lugar: reserve espaços para armazenar documentos, pastas, canetas, lápis, CDs e todos os itens de ofício. Saber o local exato onde as coisas estão pode economizar minutos e até horas do dia. Após o uso, lembre-se de recolocar os artigos em seu lugar de origem.

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Reserve espaços para armazenar documentos.

– Use e abuse do computador: tente executar o máximo de tarefas possível no computador, inclusive escrever lembretes e notas. Isso reduzirá o número de papéis espalhados no escritório. Para facilitar a busca por documentos, mantenha os arquivos e pastas do PC e do e-mail sempre ordenados. Faça backups regularmente para não perder informações importantes, mas, se ainda assim ficar inseguro, imprima os dados de maior relevância.

– Faça anotações: agendas são úteis para anotar os compromissos do dia e os prazos para execução de projetos. A memória pode falhar, principalmente para aqueles que têm rotinas estressantes. Usar marca-textos e canetas coloridas é uma boa opção para destacar as obrigações de acordo com o nível de prioridade.

– Pense na funcionalidade e na ergonomia: monitor, cadeira e mesa devem estar dispostos de forma ergonômica, estimulando a boa postura e resguardando o funcionário de desconforto, dores de coluna e outras doenças, como a LER (Lesão por Esforço Repetitivo). Livre-se de móveis e equipamentos dispensáveis e os arrume no intuito de deixar o ambiente mais espaçoso e funcional.

– Dedique um dia para limpeza: escolha um dia da semana para limpar e reordenar o setor na empresa.

Funcionários organizados conseguem desenvolver funções com mais eficiência e são bem vistos pelas companhias, pois geram melhores resultados sem perder tempo. Faça uma análise de comportamento para verificar se suas atitudes estão o impedindo de ter um melhor desempenho nas tarefas diárias.