palestra motivação

Sem o apoio organizacional adequado, qualquer iniciativa, aparentemente positiva, pode gerar frustração entre os colaboradores.

Antes de conduzir qualquer funcionário a uma palestra de motivação, é importante que os gestores das empresas tenham em mente que, sem o apoio organizacional adequado, qualquer iniciativa, aparentemente positiva, pode gerar frustração entre os colaboradores.

Depois de trocar experiências com pessoas que atuam na mesma área e de conquistar novos conhecimentos, é natural que os trabalhadores tenham a vontade de impulsionar a carreira profissional e colocar tudo o que aprenderam em prática, adotando procedimentos inovadores e alinhando as ações seguidas pela empresa às tendências de mercado.

colaboradores

Para que isso aconteça, eles precisam encontrar um ambiente propício a mudanças. No entanto, nem sempre a organização viabiliza todas essas alterações e, para evitar a frustração dos colaboradores ou pelo menos lidar melhor com a insatisfação deles, o líder deve seguir algumas dicas:

Mantenha a equipe motivada

No local de trabalho, a frustração nasce sempre quando existe um desejo de melhoria que não pode ser executado por falta de oportunidade. Isso ocorre em decorrência da ausência de estrutura, de recursos e até mesmo de interesse por parte dos responsáveis pela administração do negócio. Esse sentimento de decepção desestimula o colaborador e afeta diretamente sua produtividade, diminuindo o desempenho.

A motivação é a mola propulsora para que as transformações ocorram em um ambiente profissional. Ela precisa ser alimentada pelos gestores por meio da valorização das iniciativas sugeridas pelos funcionários. Ideias inovadoras e projetos que trazem benefícios para todos, por exemplo, devem ser avaliados e, sempre que possível, implantados pelos líderes. Essa atitude permite que as pessoas saiam da rotina e estimula a criatividade.

Diálogo

Manter um relacionamento cordial e um diálogo aberto com os subordinados, procurando saber quais são as dificuldades que eles enfrentam para cumprir as demandas e propondo os ajustes necessários, também é fundamental para que os trabalhadores permaneçam bem-dispostos a executar suas tarefas. Agir como uma pessoa intransigente, que só impõe regras e não ouve opiniões, faz que os funcionários se sintam desmotivados e acabem deixando as prioridades de lado, prejudicando, assim, o desenvolvimento dos negócios.

relacionamento cordial

Comandar uma equipe não é simplesmente delegar atividades e fazer cobranças, mas também saber ouvir e preocupar-se com o bem-estar dos trabalhadores.

Valorização

Saber lidar com a frustração dos colaboradores e trabalhar para que ela não esteja presente no ambiente profissional é papel de todo bom gestor. Comandar uma equipe não é simplesmente delegar atividades e fazer cobranças, mas também saber ouvir e preocupar-se com o bem-estar dos trabalhadores, tendo consciência de que o estado de espírito de uma pessoa reflete diretamente no seu desempenho profissional e, consequentemente, nos resultados obtidos pela empresa.