empresários sala

Para manter a harmonia no emprego é necessário ter cuidado.

No ambiente de trabalho, é comum surgir boatos, fofocas e comentários sobre diversos assuntos, sobretudo em situações como a chegada de novos funcionários ou a demissão de um colaborador.

No entanto, para manter a harmonia no emprego, é necessário ter cuidado com comentários despreocupados durante o expediente, no horário do café e até mesmo fora da empresa, num happy hour com os colegas. É fundamental lembrar que palavras mal colocadas podem ser mal interpretadas e dão margem para mais comentários. Isso pode prejudicar sua reputação dentro da organização e acaba atrapalhando sua carreira profissional, minando oportunidades de promoções.

É preciso saber como agir diante de algumas ocasiões comuns no trabalho para escapar de circunstâncias desagradáveis como essas.

O que fazer ao descobrir sobre o boato

Quando o rumor da demissão de um colega chegar até você, avalie a fonte dessa informação para tentar descobrir se ela é verdadeira. Nunca saia pela empresa espalhando a fofoca ainda mais, para não ter seu nome envolvido no acontecimento. Assim, você não prejudica sua carreira nem a relação com o colega em questão. Peça à pessoa que falou sobre o assunto que não propague a notícia da demissão para outros funcionários.

Também não convém avisar o colega sobre o rumor de sua exoneração. Afinal, é possível que a informação esteja distorcida e tudo não passe de uma simples recolocação do profissional dentro da própria empresa, planejada pelo gestor. Nesse caso, repassar o boato ao indivíduo só o deixaria preocupado sem motivo, comprometendo seu rendimento no trabalho.

homens apertando mãos

Manter uma boa relação com todos os que fazem parte da organização é fundamental.

E se o boato for verdadeiro?

Caso a notícia seja real, permanecer em silêncio também é a melhor alternativa. É recomendável pedir aos demais colegas que façam o mesmo. Isso contribuirá para que o ambiente de trabalho se torne mais agradável e tenha menos informações cruzadas – o famoso “telefone sem fio”. Além disso, a pessoa demitida terá mais chances de conseguir uma boa recolocação profissional no mercado de trabalho se mantiver um relacionamento harmonioso com os antigos colegas, sem fofocas ou mal-entendidos.

Tenha em mente que quanto mais discreto você for em situações desse tipo, melhor. Esse é um comportamento que certamente ajudará a alavancar sua carreira. Lembre-se de que manter uma boa relação com todos os que fazem parte da organização é fundamental para construir uma trajetória de sucesso. Aproveite as pausas e oportunidades de conversa para falar sobre temas mais proveitosos, como planos de carreira, viagens, estudos ou hobbies.