ética valores normas

Apesar dos estímulos éticos estarem baseados em aspectos bastante pessoais, é possível definir o quanto a postura de um profissional está de acordo com a ética no trabalho.

A ética profissional engloba um conjunto de valores e de normas responsáveis por orientar a conduta do indivíduo no ambiente de trabalho e em todas as situações relacionadas à organização, a fim de que sua reputação seja preservada.

Apesar dos estímulos éticos estarem baseados em aspectos bastante pessoais, como a moral e a religiosidade cultivada, é possível definir, por meio da análise de algumas situações, o quanto a postura de um profissional está de acordo com a ética no trabalho.



Imagine a seguinte circunstância: após uma festa no domingo, você acorda mal e sem condições para a reunião matinal da segunda-feira. Você:

– Opta por trabalhar, mesmo não estando nas condições ideais?
– Liga para a empresa e dá uma desculpa qualquer?
– Ou conta a verdade sobre o final de semana?

Uma pessoa, profissionalmente ética, saberia que sua presença no emprego certamente provocaria problemas ainda maiores para a organização, devido a sua desatenção. Então, ela explicaria o ocorrido sem mentiras.

E se, diante de uma importante venda, um cliente faz um questionamento cuja resposta verdadeira pode arruinar o negócio. Você conta uma mentira? Dá uma resposta evasiva? Conta a verdade e se compromete a buscar uma solução?

Veja bem, ser ético implica em não prejudicar ninguém com suas atitudes. Portanto, um bom profissional jamais enganaria o cliente numa negociação.

Agora reflita – você precisou viajar a serviço e foi orientado a pegar as notas de todas as despesas para o reembolso da empresa. Vendo a oportunidade, você aproveita para fazer gastos extras durante o trajeto? Age como se fosse pagar tudo com o próprio dinheiro? Aumenta os valores das notas para ter um “rendimento extra”?

Bem, a essa altura você com certeza já sabe qual postura é considerada ética, não é? Afinal, usufruir de um dinheiro que não é seu, revela uma preocupante tendência à corrupção.

postura profissional redes sociais

Ser ético implica em não prejudicar ninguém com suas atitudes.

Por último, reflita sobre o seguinte fato: sua empresa possui um sistema que impede o acesso a redes sociais durante o expediente, mas há uma forma simples de burlar o bloqueio. Você decide usar a técnica e visualiza seu perfil em segredo no trabalho?  Prefere avisar o chefe sobre a falha? Aproveita e espalha o truque para os colegas? Apenas resolve respeitar o acesso nos intervalos? Sim, a última alternativa é valida, todavia, onde fica seu compromisso com o desenvolvimento da organização? O melhor seria relatar o problema para o superior.

Se você optou pelas escolhas corretas, parabéns! Você possui um alto nível de consciência ética. Caso não tenha feito muitos acertos, reflita um pouco mais sobre sua postura profissional e lembre-se de que a ética é um fator primordial na construção de uma carreira de sucesso.