comportamento profissional trabalho

O bom comportamento em um ambiente corporativo é fundamental para a manutenção do emprego

O bom comportamento em um ambiente corporativo é fundamental para a manutenção do emprego e para o desenvolvimento na carreira. Uma conduta correta e condizente com o perfil da empresa tem peso equivalente às competências técnicas do profissional. Ou seja, não basta ser competente no que faz, é preciso saber se portar adequadamente no trabalho.

Atitudes do dia a dia


O ambiente profissional possibilita a interação entre diferentes pessoas. Por isso, a atenção e e o tratamento com o colega de trabalho é fundamental para evitar situações constrangedoras ou até mesmo desrespeitosas. A má educação, a falta de ética e o comportamento corporativo impróprio são justificativas para uma demissão ou fator decisivo em caso de promoção.

Outras atitudes, que pareçam irrelevantes, podem ser cruciais para a permanência em uma empresa. A vestimenta, por exemplo, diz muito sobre a pessoa. Por isso, é recomendável ter cuidado na escolha de roupas muito justas, decotes exagerados ou cores extravagantes. Evite falar gírias e palavrões nas conversas com os colegas e, principalmente, com seu gestor. É importante também respeitar o espaço do outro na empresa e evitar comportamentos abusivos. A não ser que os demais colaboradores tenham total liberdade para vestir-se e expressar-se, espere até que isso fique muito claro para adotar um comportamento extremamente informal.

Dicas para uma boa conduta

Sugestões simples podem auxiliar o comportamento humano nas organizações. Segui-las fará com que o profissional seja sempre bem visto por todos. Conhecer o código de ética da empresa é sempre um bom começo. Procure saber se ele existe e leia com atenção todas as orientações.

Comportamento no trabalho

Sugestões simples podem auxiliar o comportamento humano nas organizações

Algumas atitudes são necessárias e sem bem-vindas. Seja sempre pontual. Organize-se para chegar na hora aos compromissos e às reuniões de trabalho. Ter uma atitude cordial e prestativa também ajuda na relação corporativa. Mantenha uma postura correta e evite se sentar de qualquer jeito, com as pernas sobre móveis ou cadeiras. Tome cuidado com as redes sociais e as chamadas telefônicas. Manter o celular no modo silencioso não custa nada. Avisos de novas mensagens ou ligações frequentes podem incomodar.

Nas discussões em grupo, é preciso saber argumentar e ceder em alguns momentos. Por isso, tenha jogo de cintura frente a imprevistos e opiniões divergentes. Tente manter o bom humor, mesmo em dias difíceis. Contudo, cuidado com as brincadeiras excessivas para não passar dos limites.

A organização também é uma aliada para causar uma boa impressão. Mantenha os pertences pessoais no devido lugar e evite a bagunça da mesa de trabalho. O importante é não esquecer as regras básicas de educação, como pedir licença, falar obrigado, por favor e cumprimentar a todos, estabelecendo contato visual. Mantenha um diálogo aberto com os colegas e, principalmente, saiba ouvir com atenção. O ambiente corporativo se tornará mais agradável e produtivo se todos se esforçarem para conviver em grupo e trabalhar em equipe.
Gostou das dicas desse artigo? Curta e Compartilhe com seus colegas de trabalho e vamos fazer do universo corporativo um ambiente cada vez melhor!

Crédito Imagens:

http://negociopilates.com.br/

http://www.brazilplanet.info/