Empresário nervoso teclado

É preciso saber lidar com situações estressantes que podem levar qualquer um a perder a cabeça.

No dia a dia, é preciso saber lidar com situações estressantes que podem levar qualquer um a perder a cabeça. São muitos os momentos em que é difícil manter a calma e agir com serenidade, seja na hora de ouvir um sermão do chefe, conviver com colegas impertinentes ou escutar reclamações infundadas de um cliente. Saber como se portar no trabalho e trabalhar em equipe é fundamental. Confira dicas para controlar os nervos e não deixar sentimentos negativos tomarem conta das suas atitudes.

Pare e pense

Ações sob qualquer nível de tensão ou estresse tendem a não atingir o objetivo desejado e somente agravar a situação. Portanto, quando sentir que está prestes a explodir, não faça nada. Conte até dez, respire fundo e espere a maré se acalmar. Com a mente limpa, certamente será mais fácil resolver problemas e interromper discussões que não chegarão a nenhum consenso.








Use a cabeça

Não deixe as emoções ou o passado ditarem a sua forma de se relacionar e agir com as pessoas. Busque compreender, racionalmente, o que está acontecendo à sua volta e assim poderá encontrar respostas claras e o caminho certo a seguir.

Seja compreensivo

Se o colega “explodiu” e fez xingamentos em alto e bom som, não faça o mesmo. Quando o subordinado não atingir a meta do mês, não grite ou perca o controle. Procure saber o que o levou a tomar tal atitude ou a não conseguir cumprir o acordado. Ao entender os motivos e o que de fato ocorreu, será mais fácil portar-se adequadamente. Conhecer a si próprio também é importante neste processo.

Empresários mesa

Se o colega “explodiu” e fez xingamentos em alto e bom som, não faça o mesmo.

Converse

Estabelecer um diálogo é a melhor saída para solucionar qualquer questão. Demonstre que respeita e está apto a escutar o que o outro tem a dizer. Exponha seus pontos de maneira coerente; qualquer diferença pode ser solucionada por meio da boa comunicação.

Extravase

Todo o estresse diário é absorvido e precisa, de alguma forma, ser extravasado. Se algo o chateou durante a jornada na empresa, permita-se chorar em casa ou gritar até colocar toda a raiva acumulada para fora.

Mexa-se

É comprovado que atividades físicas liberam endorfina, aumentando a sensação de bem-estar. Portanto, esportes são altamente recomendados para diminuir o nível de esgotamento. Aprender técnicas de meditação e relaxamento também pode ser útil.

Em qualquer esfera da vida, será preciso encarar as adversidades e tirar lições de cada situação. A administração de conflitos no trabalho é fundamental para evoluir e ser bem sucedido.