Faça escolhas certas

Faça escolhas certas

O desejo é o principal motivador das ações humanas e a dúvida, uma companheira constante. A vontade de realizar planos e conquistar sonhos é intrínseco ao homem, desde cedo estamos voltados aos nossos anseios, entretanto, perde-se muito tempo em tentativas fracassadas – de pôr em prática tais desejos – motivadas, muitas vezes, por escolhas erradas.

Devido, principalmente, a visões restritas e à errônea conclusão de que não há capacidade para realizar determinado projeto, pessoas experimentam o sentimento da decepção continuamente. O coaching é o processo ideal para oferecer técnicas e ferramentas para definir as principais escolhas da vida e guiá-lo à realização. Os meios oferecidos por essa prática são fundamentais para que as etapas de fracasso não sejam protagonistas indesejáveis em sua vida.

Antes da ação ou da imobilidade

Não basta fazer escolhas baseado, unicamente, em desejos. É preciso estudá-las, ou melhor: estudar a si mesmo. Por isso, antes de entrar em ação ou ser paralisado pela impossibilidade de avançar, busque conhecer as competências necessárias para lidar com as consequências de sua escolha. O processo de coaching pode ser útil para direcioná-lo ao caminho do autoconhecimento, progresso e decisão.

Concentre-se, então, em selecionar opções, escolhas que estejam de acordo com critérios fundamentais e dignas do seu esforço, se necessário.




Foque no por que de suas escolhas

Para elucidar, brevemente, o caminho de como definir suas escolhas, elegemos alguns pontos indispensáveis, aos quais deve estar atento, para atingir os melhores resultados:

1)    Primeiro, reflita: o que você irá escolher? Irá influenciar qual área da sua vida? Em qual situação? Essa escolha implica consequências a outras pessoas? Essa escolha é plausível? Nessa fase é preciso esmiuçar a escolha de todas as formas, encontrando, assim, todas as suas características.

2)    Invista tempo pensando sobre os ganhos da sua escolha. Pergunte-se: o que você ganhará com a concretização dessa escolha? Descreva os benefícios que receberá. Essa será sua principal motivação para realizar a escolha mais sábia.

3)    Defina quais são os recursos requeridos por essa escolha, para que continue se desenvolvendo. Planejar-se é imprescindível para alcançar suas metas com excelência, pois vencer é uma questão de preparo e as escolhas estão intrínsecas a esse contexto.