Como fazer críticas ao seu colega de trabalho

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reunião trabalho
A boa comunicação é vital para o ambiente corporativo e a integração de funcionários.
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A boa comunicação é vital para o ambiente corporativo e a integração de funcionários.

A boa comunicação é vital para o ambiente corporativo e a integração de funcionários. Saber conversar com os colegas e escutar a todos, mesmo aqueles com menos experiência, estimula novas ideias e ajuda na solução de problemas. No entanto, receber ou emitir comentários sobre características profissionais pode gerar desavenças para quem não sabe administrar críticas ou transmitir, de maneira adequada, as próprias impressões.

Antes de apontar os erros, é preciso pensar na maneira com a qual vai falar para evitar intrigas, analisar o local de trabalho, a cultura e os padrões de comportamento dos colegas. É importante refletir se sua observação é construtiva e considerar se ela implicará em mudanças. Caso esteja certo de que o diálogo é necessário, converse com muito cuidado, pois as correções podem ser confundidas com ofensas.

Além da cautela, outros posicionamentos ajudam a criticar da melhor maneira:

– Garanta seu trabalho: Para que as pessoas escutem suas sugestões, elas devem confiar em seu desempenho e capacidade. Procure ser profissional ao dar conselhos;

– Tenha calma: Sempre mantenha a tranquilidade e nunca altere o tom de voz para não perder a razão;

colegas tragalho
Nem sempre é fácil manter um bom relacionamento interpessoal no trabalho.

– Ressalte as virtudes: Saiba reconhecer o trabalho e esforço do colega. Destacar as virtudes e habilidades traz motivação para o repreendido enfrentar positivamente os obstáculos e buscar mudanças de comportamento;

– Saiba ouvir: Não adianta reclamar sem saber o outro lado da história. Ouça com atenção as justificativas sobre suas inquietações. As críticas são mais aceitas quando há a possibilidade de serem explicadas;

– Seja discreto: Ser chamado a atenção em público é humilhante. Além disso, a mensagem não será assimilada, já que a pessoa estará muito mais focada no constrangimento pelo qual passou. Repreensões devem ser feitas de forma particular, pois é uma maneira de ter uma discussão honesta com o outro. Uma boa ideia é chamar o parceiro para tomar uma água ou café e, longe dos demais, falar o que se deseja;

– Seja objetivo e solidário: Mencione apenas os pontos principais, mais visíveis e alcançáveis. Se falar demais sobre o erro, a pessoa se sentirá culpada e, consequentemente, desmotivada. Coloque-se à disposição para ajudar nas dificuldades;

– Use as palavras certas: O emprego das palavras erradas pode fazer com que sua opinião seja mal interpretada ou destruir a autoestima do companheiro. Se não sabe o que falar, é melhor deixar para outra oportunidade;

Nem sempre é fácil manter um bom relacionamento interpessoal no trabalho. Afinal, os funcionários possuem personalidades diferentes. Por isso, é essencial ser paciente. Exponha seus pontos de vista com moderação e respeite sempre os outros, mesmo que não esteja de acordo com as posturas adotadas por eles. Saiba que o objetivo de qualquer crítica deve ser a busca pela melhor convivência entre os integrantes da equipe.

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Villela da Matta é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do país, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedez-Benz , Deutshe Telekom e participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido pelo estilo único de transformação de alto impacto. É o primeiro master coach do Brasil, publicando os títulos “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total” em parceria com Flora Victoria e Brian Tracy.

1 comentário

  1. E aquele funcionário que você ,conversa com ele ,e depois ele tem a cara de pau de dizer que não lembra de você ter orientado ele …muitas das vezes te desmente ..

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