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O excesso de trabalho causado pelo acúmulo diário de atribuições e pressões tem causado grande impacto na saúde das pessoas.

O excesso de trabalho causado pelo acúmulo diário de atribuições e pressões tem causado grande impacto na saúde das pessoas. A competitividade do mercado e a busca pela estabilidade na carreira profissional são algumas razões que levam os funcionários a dedicarem mais tempo às atividades laborais do que o recomendado. Começar o expediente muito cedo, largar tarde demais e levar tarefas para casa torna-se uma rotina estafante. É preciso ter cautela: a dedicação exagerada à profissão, a ponto de abdicar até da hora de almoço, pode gerar problemas sérios a longo prazo, como sintomas de ansiedade, angústia e depressão.

Eliminando o estresse

De fato, há situações que exigem maior empenho na execução de determinados projetos ou decisões. No entanto, esse esforço não deve se tornar uma prática constante no dia a dia.

Para saber como equilibrar momentos de lazer e de responsabilidades, fique atento a dicas importantes de aprendizagem organizacional:

– Estabeleça metas: crie uma lista de ações por ordem de prioridade, concluindo primeiro as mais urgentes. Se restarem pendências inevitáveis, cumpra-as no início do dia seguinte;

– Atenha-se aos prazos: tenha em mente o tempo máximo que poderá se dedicar a um projeto específico. Se for possível, comece executando as mais fáceis;

– Seja pontual: chegue cedo para não atrasar as tarefas. Caso considere necessário, antecipe a chegada em alguns minutos para adiantar trabalhos acumulados, mas sem exagero;

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Tenha em mente o tempo máximo que poderá se dedicar a um projeto específico.

– Faça o que gosta: motivação sustentada exclusivamente pelo aspecto financeiro tem prazo de validade. Mais cedo ou mais tarde, o ritmo frenético não compensará tanto esforço. É preciso ter prazer pelo que faz.

– Varie a rotina: não exceda a carga horária. Aproveite o tempo livre para realizar exercícios físicos e ter momentos de entretenimento. Além de prazerosos, eles ajudam a renovar o estoque de energia.

Devido ao aumento do número de complicações de saúde ligadas à dedicação excessiva ao trabalho, muitas instituições já oferecem espaços de lazer e ginástica laboral aos funcionários, o que mostra a importância da cultura organizacional. Mas é preciso também que os empregados passem a valorizar iniciativas como essa, tendo consciência de que cuidar do corpo e da mente é essencial para manter-se preparado para os desafios.

Converse com o chefe

Se nenhuma dica funcionar, é o momento de ter uma conversa franca com seu superior, a fim de apontar os impactos negativos que o acúmulo de obrigações vem causando no rendimento das metas. Experimente sugerir mudanças e apontar soluções que visem melhorar tanto o desempenho das funções quanto o crescimento da empresa.