homem mulher escritório

Sofrer derrotas e conquistar vitórias faz parte de um processo natural.

Sofrer derrotas e conquistar vitórias faz parte de um processo natural. No entanto, é comum que algumas pessoas enfrentem dificuldades em superar situações de fracasso. A maioria chega a ficar traumatizada com o acúmulo de frustrações, sentindo-se cada vez mais desmotivada e incapaz de encarar novos desafios. No ambiente de trabalho, essa estagnação pode ser bastante nociva, ao desencorajar o profissional diante do cumprimento de metas e execução de projetos, prejudicando o crescimento da empresa e o êxito do planejamento de carreira.

Vencendo os obstáculos


A falta de habilidade em lidar com as perdas pode estar fundamentada em diversas causas. Às vezes, a origem está em uma educação rígida com muitas cobranças, que contribuiu para a formação de uma postura autocrítica e perfeccionista ao extremo.

Antes de tudo, é importante perceber se você está cobrando demais de si próprio e procurar compreender que o insucesso é um aprendizado para o crescimento pessoal e profissional.

Aproveite para avaliar os erros e saber como se portar no trabalho com as dicas a seguir:

Identifique limitações e aptidões: detecte as maiores dificuldades a fim de encontrar formas de superá-las da próxima vez, bem como utilize as qualidades a seu favor;

empresário depressão

A maioria chega a ficar traumatizada com o acúmulo de frustrações.

 

Tenha iniciativa e responsabilidade: ser proativo é um grande diferencial para quem deseja se destacar na empresa. Assuma os riscos e seja responsável pela tomada de decisões;

Valorize o trabalho em equipe: o comprometimento individual em prol do coletivo é fundamental para o bom desempenho do grupo e da organização;

Seja ético: respeito e honestidade nunca devem ser descartados, seja qual for o tipo de relação social;

Mude as perspectivas negativas: desafios sempre vão existir. O que se pode mudar é a maneira de encará-los. Portanto, não tenha pena de si mesmo, nem se permita ficar estagnado. Muito pelo contrário, vá à luta.

Identificar os próprios sentimentos e lidar com as reações são passos indispensáveis para o início da superação. Recorrer a um bom artigo sobre motivação pode ajudar a entender melhor esse processo. De modo geral, é preciso avaliar as falhas de comportamento e descobrir qual a razão de elas terem acontecido.

Lembre-se que a reflexão só surtirá efeito positivo se servir de lição para que os mesmos deslizes não sejam cometidos novamente. Não se esqueça de que até as pessoas mais bem-sucedidas precisaram passar por vários obstáculos para aprender a transformar os erros em oportunidades.