pessoas sala mesa

A divisão de papéis, que envolve dar e receber ordens, deve ser vista com profissionalismo.

No ambiente corporativo, onde a hierarquia é um elemento constante, chefes e subordinados precisam estar em harmonia para que o trabalho seja eficiente. A divisão de papéis, que envolve dar e receber ordens, deve ser vista com profissionalismo, pois uma má relação prejudica a produtividade de todos.

Muitas vezes, os encarregados desenvolvem resistência para aceitar determinações superiores, motivados pela arrogância e desinteresse pelas atividades coletivas. O excesso de confiança é outro obstáculo, pois passa a impressão de que o papel do gestor não é relevante.

Uma maneira de solucionar essa questão é a companhia investir no treinamento de líderes, capacitando os funcionários para que eles entendam que todos os membros da corporação são necessários e que os melhores resultados são obtidos por meio do esforço conjunto do grupo.





Algumas dicas podem ajudar os trabalhadores a como lidar com ordens e a evitar a má vontade e o orgulho, que impedem de segui-las:

Saiba ouvir – A falta de atenção leva a interpretações erradas sobre o que foi solicitado. Compreenda as instruções e pergunte se houver dúvidas. Desta forma, é mais fácil entender qual o objetivo da tarefa e como os resultados vão agregar valor ao trabalho, afastando indisposições.

Seja cordial – Tenha em mente que todos os integrantes da organização merecem respeito. Uma boa educação torna as argumentações menos agressivas, facilitando a troca de ideias na hierarquia funcional. Também é uma maneira de conquistar o respeito dos superiores e trabalhar com liberdade, sempre dentro do contexto de subordinação. Lembre-se que mesmo as melhores ideias devem ser reportadas.

equipe profissionais e resultados

Os melhores resultados são obtidos por meio do esforço conjunto do grupo.

Acredite no gestor – Cargos de alto nível são ocupados por profissionais competentes, que passaram por seleções rigorosas e sabem como ser um líder. Confiar no preparo deles ajuda a compreender decisões e tarefas inovadoras, além de inspirar atitudes semelhantes, contribuindo para o crescimento pessoal dos colaboradores.

Tenha opinião – As organizações valorizam funcionários que sabem posicionar-se e fazer questionamentos, mas é necessário cuidado para não impor suas ideias. Ao expressar um ponto de vista, use argumentos coerentes que fundamentem o discurso.

Atualmente, as grandes corporações apostam em incentivos para estimular a permanência de profissionais exemplares, que se adequam à hierarquia e sabem trabalhar para alcançar os melhores resultados. Como ajudam a criar ambientes tranquilos e produtivos, eles têm a atitude recompensada com cursos de qualificação, horários flexíveis e confortos maiores no escritório. A capacidade de adaptação à empresa só traz benefícios.