Como reagir a críticas no trabalho

1
288
mulher gritando homens
Críticas no ambiente corporativo sempre irão existir.
mulher gritando homens
Críticas no ambiente corporativo sempre irão existir.

Independentemente da empresa em que você trabalha ou do cargo que ocupa, as críticas no ambiente corporativo sempre irão existir. Sejam elas leves ou mais rígidas, vindas de um superior ou de um colega, é sempre necessário manter uma postura receptiva para lidar com essa situação da melhor forma possível.

O que fazer quando alguém criticar seu trabalho?

Num primeiro momento, receber um comentário negativo pode não ser algo muito agradável. No entanto, antes de rebater a opinião, lembre-se de que ao responder por impulso, você pode usar palavras inadequadas que em vez de resolver um problema acabam gerando outros. Assim, procure manter a calma e ser tolerante com as pessoas que fizeram a observação. Isso demonstra controle emocional e profissionalismo.


Aceite e seja cordial

Admita a responsabilidade por suas ações e não use justificativas para escapar da crítica. Seja sincero e diplomático ao pedir desculpas e comprometa-se a não repetir a atitude criticada. Se o feedback for realizado de maneira construtiva, não deixe de agradecer a consideração do colega ou superior. Mostre ao crítico que você se importa com o que ele diz e que tentará melhorar. Diga algo como: “Obrigado por me alertar sobre esse detalhe” ou “Sua opinião é sempre bem-vinda. Por favor, não deixe de avisar-me se notar algum comportamento semelhante a esse.”

mulher cobrança funcionária
Receber um comentário negativo pode não ser algo muito agradável.

Reflita sobre a crítica

Ao passar por esse tipo de experiência, você tem a oportunidade de reavaliar seus atos e perceber de que maneira suas ações podem afetar pessoas com comportamentos e pensamentos distintos. Com um pouco de paciência e boa vontade é possível repensar sobre cada posicionamento e chegar a um aprendizado, até mesmo quando a opinião da outra pessoa parece injusta.

Veja o comentário como uma oportunidade

Ao receber uma crítica, entenda-a como uma chance de aperfeiçoar-se pessoal e profisionalmente. Se julgar o comentário incoerente, será um ótimo momento para elaborar uma resposta racional e educada, demonstrando autocontrole e habilidade de comunicação. Caso a consideração do colega ou do gestor tenha fundamentos, aproveite para mostrar-se disposto a melhorar. Adotando essa postura, você transformará algo negativo numa ocasião positiva para tornar sua qualidade de vida no trabalho ainda melhor e construir uma carreira profissional de sucesso.

Seguindo essas dicas, você certamente conseguirá estabelecer relações mais produtivas dentro da organização, pois as pessoas não sentirão receio no momento de expor opiniões que diferem das suas. Ser receptivo é uma característica essencial para quem deseja crescer profissionalmente.

Compartilhar
AnteriorEducação financeira dos filhos
PróximoDicas para evitar uma demissão
Villela da Matta é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do país, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedez-Benz , Deutshe Telekom e participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido pelo estilo único de transformação de alto impacto. É o primeiro master coach do Brasil, publicando os títulos “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total” em parceria com Flora Victoria e Brian Tracy.

1 comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO