Comportamento no Trabalho – O que não fazer?

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1988
trabalho e comportamento
Mesmo trabalhando em um lugar descontraído e com pessoas com quem nos damos bem, não podemos esquecer o lado profissional
trabalho e comportamento
Mesmo trabalhando em um lugar descontraído e com pessoas com quem nos damos bem, não podemos esquecer o lado profissional

Dizem que passamos mais tempo de nossas vidas trabalhando do que com a nossa família e, principalmente nas cidades grandes, isso é bem verdade. Não podemos deixar de ser quem somos nesse lugar que passamos tantas horas de nossos dias, mas é preciso evitar certas atitudes. Mesmo trabalhando em um lugar descontraído e com pessoas com quem nos damos bem, não podemos esquecer o lado profissional e ter uma bom comportamento no trabalho, isso é essencial, não só para o bom convívio com os demais, mas também para o seu crescimento pessoal.

Existem algumas ações que podem atrapalhar e também causar má impressão para todos na empresa, então, para que a sua carreira não seja comprometida por questões comportamentais, vão aí algumas dicas do que não fazer em seu trabalho:



Não seja bajulador

Mostrar que você faz um bom trabalho é uma coisa, agradar exacerbadamente uma pessoa que está à um cargo acima de você é outra. As pessoas podem até gostar dos bajuladores  por um tempo, mas pode ter certeza que não irão dar confiança, pois sabem que as atitudes dessas pessoas são motivadas por interesses.

Preste atenção no seu temperamento

Algumas pessoas têm a tendência de serem um tanto impacientes e reservadas e, geralmente sem querer, acabam sendo grossas com os colegas de trabalho. Independentemente dos seus problemas pessoais e de seu temperamento, evite destratar as pessoas, isso te impedirá de conhecê-las melhor, fará com que você fique mal falado e não consiga trabalhar em equipe.

Respeite a hierarquia

Em uma equipe, sempre tem um chefe ou um líder. É muito importante que seu relacionamento com seus superiores seja bom, você deve sim conversar com eles quando algo incomodar ou quando certos trabalhos não estão dando certo. Ser pró-ativo é louvável, mas você não deve ficar passando por cima das ordens de seus superiores ou tomar atitudes precipitadas sabendo que isso poderá te prejudicar na empresa.

Atitudes no trabalho
Existem algumas atitudes que podem te atrapalhar e também te deixar mal visto na empresa

Nos cursos de coaching, as pessoas aprendem como devem agir na empresa e que atitudes são válidas e quais podem prejudicá-las. Existem muitos trabalhadores, mas poucos profissionais, então cabe a cada um buscar aperfeiçoamento pessoal e profissional para que suas atitudes na empresa possam ser positivas e tragam benefícios. O treinamento comportamental através destes cursos é um dos principais caminhos para o sucesso dentro de uma empresa.

Para saber mais sobre comportamento humano no trabalho, confira o livro “O Comportamento Humano Na Empresa” de Yolanda F. Balcão, que fala sobre como o comportamento pode influenciar no trabalho e no desenvolvimento das equipes. Outro livro muito indicado para o assunto é o “Comportamento Humano No Trabalho – Uma Abordagem Organizacional” de Keith Davis.

Gostaram das dicas? Curta e compartilhe com seus amigos e faça de vários ambientes de trabalho os mais agradáveis possíveis!

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Villela da Matta é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do país, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedez-Benz , Deutshe Telekom e participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido pelo estilo único de transformação de alto impacto. É o primeiro master coach do Brasil, publicando os títulos “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total” em parceria com Flora Victoria e Brian Tracy.

18 comentários

  1. […] Uma dica importante é ganhar força e parceria de outros colaboradores. Não adianta dar lições de moral, pois aquele que envenena o grupo só vai saber que a prepotência não leva a lugar nenhum quando perceber que, de fato, está errado. Se o funcionário de difícil relacionamento não mudar em nenhuma hipótese, é hora de procurar um profissional especializado em comportamento humano no trabalho. […]

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