trabalho e comportamento

Mesmo trabalhando em um lugar descontraído e com pessoas com quem nos damos bem, não podemos esquecer o lado profissional

Dizem que passamos mais tempo de nossas vidas trabalhando do que com a nossa família e, principalmente nas cidades grandes, isso é bem verdade. Não podemos deixar de ser quem somos nesse lugar que passamos tantas horas de nossos dias, mas é preciso evitar certas atitudes. Mesmo trabalhando em um lugar descontraído e com pessoas com quem nos damos bem, não podemos esquecer o lado profissional e ter uma bom comportamento no trabalho, isso é essencial, não só para o bom convívio com os demais, mas também para o seu crescimento pessoal.

Existem algumas ações que podem atrapalhar e também causar má impressão para todos na empresa, então, para que a sua carreira não seja comprometida por questões comportamentais, vão aí algumas dicas do que não fazer em seu trabalho:



Não seja bajulador

Mostrar que você faz um bom trabalho é uma coisa, agradar exacerbadamente uma pessoa que está à um cargo acima de você é outra. As pessoas podem até gostar dos bajuladores  por um tempo, mas pode ter certeza que não irão dar confiança, pois sabem que as atitudes dessas pessoas são motivadas por interesses.

Preste atenção no seu temperamento

Algumas pessoas têm a tendência de serem um tanto impacientes e reservadas e, geralmente sem querer, acabam sendo grossas com os colegas de trabalho. Independentemente dos seus problemas pessoais e de seu temperamento, evite destratar as pessoas, isso te impedirá de conhecê-las melhor, fará com que você fique mal falado e não consiga trabalhar em equipe.

Respeite a hierarquia

Em uma equipe, sempre tem um chefe ou um líder. É muito importante que seu relacionamento com seus superiores seja bom, você deve sim conversar com eles quando algo incomodar ou quando certos trabalhos não estão dando certo. Ser pró-ativo é louvável, mas você não deve ficar passando por cima das ordens de seus superiores ou tomar atitudes precipitadas sabendo que isso poderá te prejudicar na empresa.

Atitudes no trabalho

Existem algumas atitudes que podem te atrapalhar e também te deixar mal visto na empresa

Nos cursos de coaching, as pessoas aprendem como devem agir na empresa e que atitudes são válidas e quais podem prejudicá-las. Existem muitos trabalhadores, mas poucos profissionais, então cabe a cada um buscar aperfeiçoamento pessoal e profissional para que suas atitudes na empresa possam ser positivas e tragam benefícios. O treinamento comportamental através destes cursos é um dos principais caminhos para o sucesso dentro de uma empresa.

Para saber mais sobre comportamento humano no trabalho, confira o livro “O Comportamento Humano Na Empresa” de Yolanda F. Balcão, que fala sobre como o comportamento pode influenciar no trabalho e no desenvolvimento das equipes. Outro livro muito indicado para o assunto é o “Comportamento Humano No Trabalho – Uma Abordagem Organizacional” de Keith Davis.

Gostaram das dicas? Curta e compartilhe com seus amigos e faça de vários ambientes de trabalho os mais agradáveis possíveis!