comportamento profissional exemplar

Comprometimento, respeito e colaboração são, por exemplo, alguns fatores que as companhias têm observado na hora de contratar novos funcionários.

Um profissional com ótima formação, diversas habilidades técnicas e boa experiência: esse certamente é o perfil de colaborador que toda empresa procura. No entanto, isso pode não ser o suficiente para conquistar a vaga dos sonhos. Afinal, os empregadores também buscam outros valores importantes, como um comportamento profissional exemplar. Comprometimento, respeito e colaboração são, por exemplo, alguns fatores que as companhias têm observado na hora de contratar novos funcionários.

Principais valores analisados pelas organizações


Cada vez mais as empresas têm procurado por profissionais colaborativos, ou seja, indivíduos capazes de ir além para alcançar objetivos e metas e para ter um bom relacionamento dentro do ambiente de trabalho. Num processo seletivo, essa característica não elimina deficiências de formação, mas garante pontos positivos para a carreira profissional do candidato.

Os valores que os empregadores procuram são simples, veja alguns deles:

Respeito

É a principal característica analisada, já que algumas pessoas tendem a subjugar outros funcionários e a tratá-los de forma desrespeitosa quando assumem um cargo mais elevado, criando um ambiente de trabalho ruim e desmotivador para os colegas.

Cooperação

O que se espera de qualquer funcionário dentro de uma empresa é que ele cumpra com suas tarefas. Entretanto, algumas pessoas podem encontrar maior dificuldade em determinadas atividades, por isso, quem demonstra disposição em contribuir com o colega é bem-visto pelas empresas. Afinal, são esses gestos mais humanos que tornam o cotidiano menos pesado e colaboram para o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo.

Humildade

Ninguém nasce sabendo tudo, mas algumas pessoas simplesmente não conseguem reconhecer isso. Assim, tornam-se arrogantes e passam a acreditar que não precisam de mais nada e de mais ninguém. Ser humilde é ter a consciência de que nunca se tem todo o conhecimento necessário e que é preciso buscar melhorar sempre. Esse tipo de colaborador consegue evoluir constantemente e sabe identificar com mais facilidade as habilidades dos outros.

Organização

Não adianta ter todas as características citadas e ser uma ótima pessoa no trabalho, se você não consegue ser organizado. Isso impede que as tarefas fluam no dia a dia, e pode prejudicar tanto o seu rendimento quanto o dos colegas.

disposição ajudar

Especialistas indicam que, para ser uma pessoa bem-sucedida, o desenvolvimento profissional e pessoal devem caminhar juntos.

Valores para o trabalho e para a vida

Especialistas indicam que, para ser uma pessoa bem-sucedida, o desenvolvimento profissional e pessoal devem caminhar juntos. Tentar desenvolver esses valores e colocá-los em prática no seu emprego é uma forma de atingir esse equilíbrio e consequentemente o sucesso em todas as esferas da vida.