nível concentração

Manter-se afastado de distrações que desviam o foco das tarefas diárias é uma das características que mais se destacam entre os colaboradores que são considerados eficientes.

Algumas pessoas conseguem realizar várias tarefas em um tempo recorde, demonstrando habilidades que muitas vezes surpreendem os chefes e colegas de trabalho. O que elas fazem para obter um desempenho acima do que normalmente é esperado? De que forma agem? A resposta para esses questionamentos está diretamente ligada ao nível de concentração desses funcionários e à prioridade que eles dão às obrigações profissionais quando estão no ambiente corporativo.

Manter-se afastado de distrações que desviam o foco das tarefas diárias é uma das características que mais se destacam entre os colaboradores que são considerados eficientes. Evitar acessar e-mails pessoais e perfis das redes sociais, além de trocar mensagens de celular e fazer ligações para amigos durante o expediente só atrapalha a execução adequada das atividades.


Antecipe-se

Atender às necessidades fisiológicas – como fome e sono – antes de começar a trabalhar é uma das maneiras de manter-se mais focado nas tarefas. Alimentar-se bem, fazer todas as refeições nos horários corretos e ter um bom descanso durante a noite são hábitos que fazem bastante diferença quando o assunto é o desenvolvimento profissional.

Foque em suas tarefas

Estar atento às atividades que devem ser executadas e dedicar-se ao máximo para que elas sejam concretizadas é outro ponto importante para conseguir dar conta de toda a carga de trabalho. Para isso, os funcionários devem estar cientes de que o horário do expediente não é o mais apropriado para conversar sobre assuntos pessoais e tecer comentários sobre terceiros. Não se dispersar com lanches em momentos inadequados e pausas para bater papo na internet são outras atitudes que refletem na performance da carreira profissional.

Aprenda a administrar seu tempo

Fazer um levantamento de todas as ações que deverão ser realizadas ao longo do dia e estipular quais delas são as prioridades é um recurso valioso para alcançar resultados em um menor período de tempo. Ao observar a lista com as tarefas, o funcionário pode ter uma noção do tempo que ainda tem de expediente e administrá-lo de forma mais eficiente.

Aprenda a dizer não

Ser um bom colega no ambiente empresarial não significa atender a todos os pedidos, deixando as próprias obrigações de lado. Saber dizer não pode ser sinônimo de responsabilidade e de bom senso dentro do mercado de trabalho. Resolva primeiro suas pendências e, caso tenha tempo disponível, ajude os demais.

manter foco

Separe os compromissos profissionais das tarefas pessoais cotidianas.

O segredo para se tornar produtivo dentro das organizações é manter o foco no que realmente importa durante o exercício das funções.  Saber separar bem os compromissos profissionais das tarefas pessoais cotidianas, faz com que as pessoas alcancem o sucesso e o desempenho desejado.