empresários amigos empresa

Fazer amigos no emprego pode contribuir bastante para a carreira profissional.

Fazer amigos no emprego pode contribuir bastante para a carreira profissional, pois, além de melhorar o trabalho em equipe, ajuda a criar laços que podem resultar em parcerias e indicações importantes. Entretanto, para evitar constrangimentos e conflitos no ambiente de trabalho, é fundamental equilibrar a amizade com a responsabilidade profissional.

A amizade no trabalho torna o clima organizacional melhor, aumenta a motivação dos colaboradores e facilita a superação dos desafios diários. O problema é que quanto mais próxima é a relação maior é a probabilidade de desentendimentos, fofocas e favorecimento indevido.





Veja quais cuidados tomar com o relacionamento interpessoal no trabalho:

Analise a cultura da empresa – observe se os gestores costumam incentivar a amizade entre os colaboradores ou não.

Separe bem os papéis – saiba o momento de ser amigo e de ser colega de trabalho, sobretudo em relação a chefes e subordinados.

Permaneça imparcial – suas decisões devem ser neutras e com base no que é melhor para a empresa. Nada de favorecer os colegas que considera amigos.

Mantenha o profissionalismo em primeiro lugar – caso precise fazer uma crítica ao colega, que também é amigo, procure conversar num local reservado. A intimidade não pode ser desculpa para esquecer as normas de boa convivência.

amigas empresa café

Coloque o papo em dia depois do expediente.

Saiba guardar segredos – conserve o sigilo a respeito de informações pessoais dos colegas ou de dados da empresa que não podem ser divulgados.

Seja discreto – evite contar tudo o que se passa em sua vida pessoal no emprego. O ambiente pode ser amigável, mas não deve deixar de ser profissional.

Tenha atenção com as redes sociais no trabalho – seja cauteloso com suas publicações, pois os colegas de equipe que fazem parte de seus amigos virtuais podem sentir-se ofendidos com comentários inadequados.

Não se isole – tente relacionar-se com todos, ainda que apenas cordialmente, e jamais crie “panelinhas” para sentir-se mais seguro ou confiante dentro da organização.

Seja sempre transparente – é importante que os colegas reconheçam a relação pessoal que existe entre vocês.

Fuja da fofoca – evite manifestar-se sobre assuntos polêmicos e, se tiver algo a dizer para alguém, fale diretamente com a pessoa.

Coloque o papo em dia depois do expediente – nada de conversas longas, e-mails pessoais ou troca de mensagens particulares no chat durante a jornada de trabalho.

Resolva as diferenças fora da empresa – se o desentendimento com um colega for pessoal, o problema deve ser discutido e solucionado fora do ambiente de trabalho.

Seguindo essas dicas, é possível ter amigos no trabalho sem prejudicar seu desempenho profissional.