confraternização na empresa

Comemorações na empresa

É comum que as empresas realizem festas de confraternização para seus colaboradores, com a intenção de compartilhar datas comemorativas e proporcionar momentos de coletividade repletos de diversão e informalidade. Esses encontros podem ser uma oportunidade para o profissional estabelecer influência, contatos, troca de experiências profissionais e, inclusive, de ideias sobre soluções para demandas e tarefas, angariando ainda mais credibilidade e reconhecimento.

Entretanto, quando o profissional esquece que aquele ambiente está cercado de colegas de trabalho, inclusive de seus superiores, ele pode acabar se excedendo e causando alguns constrangimentos – tanto para sua imagem quanto para as das outras pessoas que participam da confraternização.

Não exagere na bebida e controle os comentários

Para não se arrepender de alguma atitude que foi tomada na festa de confraternização da empresa é necessário que exista coerência no comportamento do profissional. Quando o local oferece bebida alcoólica, por exemplo, é importante que se beba moderadamente, e se não está habituado a ingeri-la, evite-a, pois o vexame será, com certeza, prejudicial à sua imagem.

Vale lembrar de que nas festas de confraternização os gestores estão presentes e que qualquer tipo de comentário que seja ofensivo e remeta à administração deles pode trazer diversos problemas à sua carreira. Fazer comentários sobre outros colegas também deve ser evitado, isso impede que a fofoca seja o centro da festa.




Use a festa de confraternização a seu favor

Para aproveitar a festa de confraternização, especialmente a seu favor, aproveite o bom ambiente com os amigos de trabalho e seus gestores para mostrar um pouco de suas qualidades pessoais: ser uma pessoa extrovertida e bem-humorada são qualidades que levam as pessoas a se aproximarem de você e manterem contato.

Criar possibilidades de troca de experiências, pessoais e profissionais, com seus superiores também pode abrir oportunidades para que eles conheçam você melhor. Todos esses comportamentos são extremamente positivos, porém, não deixe que os momentos de descontração com os colegas de trabalho passem, pois as ligações criadas ali serão úteis para o desenvolvimento profissional.

 

Quer saber mais? Leia o artigo “Momentos de descontração”, no Blog SBcoaching.