AUTORITARISMO X DELEGAR TAREFAS

O autoritarismo gera uma série de conflitos e o descontentamento com o emprego, o que pode fatalmente resultar em pedidos de demissão.

DELEGAR TAREFAS

Saber delegar tarefas é uma das habilidades mais importantes para um gestor de equipes. Mas isso não significa apenas dar ordens aos funcionários, pelo contrário, exige do profissional que ocupa um cargo de liderança total conhecimento das capacidades de seus liderados, além de disposição e experiência técnica para auxiliá-los sempre que necessário.

No ambiente corporativo, quando um colaborador torna-se um líder, mas não tem preparo para assumir tal cargo, é comum que confunda a responsabilidade de comandar o grupo com a possibilidade de fazer tudo a seu próprio contento, agindo de forma autoritária, sem levar em consideração as aptidões de cada membro da equipe.

Isso pode ser um problema não só para os liderados, como também para toda a empresa, que passa a ter talentos desperdiçados e a produtividade prejudicada. O autoritarismo gera ainda uma série de conflitos e o descontentamento com o emprego, o que pode fatalmente resultar em pedidos de demissão, na perda de capital intelectual e em despesas com novas contratações.

O gestor precisa ser fonte de inspiração para os demais funcionários, promovendo motivação e não medo naqueles que são orientados por ele. Para conseguir conquistar a confiança da equipe e fazer que todos sigam aquilo que foi determinado, o líder precisa conhecer as habilidades de quem trabalha com ele e estabelecer uma boa comunicação com todo o grupo, a fim de aproveitar ao máximo as competências de cada colaborador em favor da organização e de evitar conflitos.

Na hora de delegar tarefas é preciso ter em mente alguns pontos fundamentais. Veja:

  • Dê a tarefa à pessoa certa. Esse é o fator primordial para que o dever seja cumprido de maneira eficaz e não haja retrabalho.
  • Nada de delegar aos outros apenas as atividades desagradáveis. Se fizer isso, você irá minar a motivação de seus liderados e com o tempo perderá a admiração deles.
  • Seja claro e objetivo ao repassar um trabalho. Explique o que deve ser feito e como você prefere que o serviço seja executado para evitar que a tarefa tenha que ser feita novamente.
  • Certifique-se de que o profissional compreendeu o que deve ser feito. Peça feedbacks ao longo da realização do dever.
delegar tarefas equipe

Saber delegar tarefas é uma das habilidades mais importantes para um gestor de equipes.

  • Estabeleça prazos viáveis para a entrega do trabalho. Caso o tempo seja muito curto, a chance de a atividade ser realizada de qualquer forma, sem muita atenção, aumenta bastante.
  • Garanta suporte ao cumprimento da tarefa. Assegure que o colaborador terá acesso a todos os recursos necessários para desenvolver um bom trabalho e mostre-se disposto a orientá-lo.