Braço relógio funcionária

Chegar atrasado ao trabalho demonstra falta de comprometimento com a empresa.

Uma das questões que mais preocupa os trabalhadores na carreira profissional é a demissão. Embora algumas empresas justifiquem tomar essa decisão por questões financeiras, nem sempre esse é o real motivo. Muitas vezes, a demissão é ocasionada pela falta de harmonia no ambiente de trabalho, que pode ocorrer devido a vários fatores, como intrigas, falta de comprometimento do funcionário e até mesmo comodismo.

Para orientar o trabalhador na postura adequada, veja algumas dicas de como agir no ambiente profissional para evitar a demissão.


Seja pontual

Chegar atrasado ao trabalho demonstra falta de comprometimento com a empresa. Também faz que o funcionário leve mais tempo para entrar no ritmo, o que desagrada o chefe.

Relacione-se bem com os colegas

Seja atencioso, prestativo, ajude os outros e saiba trabalhar em equipe. Uma organização só alcança o sucesso com o talento e dedicação de várias pessoas. E um funcionário que não tem um bom relacionamento com os colegas, dificilmente fará parte desse sucesso.

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Ajudar alguém é diferente de intrometer-se nos assuntos que não lhe dizem respeito.

Aprenda com os outros

Saiba lidar com a diversidade de talentos à sua volta. Não tenha inveja daqueles que ocupam funções superiores à sua, mas inspire-se e aprenda com eles como atingir uma posição melhor. Um colaborador bem-sucedido é aquele que reconhece o seu lugar e está disposto a contar com a ajuda dos outros para conquistar seus objetivos.

Não seja intrometido

Ajudar alguém é diferente de intrometer-se nos assuntos que não lhe dizem respeito. Só preste auxílio quando for evidente que sua ajuda é realmente necessária.

Mantenha sua integridade

Ainda que ocorram fofocas e intrigas no ambiente de trabalho, preze pela sua integridade; tenha uma conduta adequada e postura profissional. Isso será essencial para a sua reputação.

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Mostre seu interesse pela empresa e capacidade para participar de novos desafios.

Comprometa-se

Mostre-se dedicado à empresa, cumpra prazos e metas e esforce-se para melhorar cada vez mais.

Tenha iniciativa

Mostre seu interesse pela empresa e capacidade para participar de novos desafios. Quando tiver uma oportunidade de expor suas ideias, não a deixe passar. Proponha melhorias para a execução de procedimentos ou possíveis soluções para a resolução de problemas. Isso certamente agradará seu chefe e contribuirá para um maior reconhecimento do seu trabalho.

Não se acomode

Tenha sempre visão de futuro e de novos horizontes. Estude sempre, qualifique-se profissionalmente e demonstre seu desejo de crescer com a empresa e aprimorar sua carreira.

É evidente que, por melhor que seja, nenhuma dica ou regra irá assegurar a permanência de um funcionário em uma empresa. No entanto, elas podem contribuir para que o trabalhador demonstre mais suas atitudes e habilidades, tendo mais chances de manter e progredir em seu emprego.