executivos conflitos

Sempre inicie uma conversa com entusiasmo e segurança para que o outro se sinta da mesma maneira.

Demonstrar uma boa postura profissional causa boa impressão e pode garantir estabilidade no emprego. Além de demonstrar cuidado com o ambiente de trabalho e de preocupar-se com a roupa, adotar algumas atitudes, como agir de forma gentil e fazer uso correto da linguagem, é essencial para manter um posicionamento adequado no trabalho.

Boa aparência

Embora não seja o mais importante, a preocupação com a aparência é necessária. A roupa e os acessórios para trabalhar devem ser mais formais e discretos. O cuidado com a limpeza e a organização da mesa de trabalho também é essencial.

Inicie bem um encontro



Sempre inicie uma conversa com entusiasmo e segurança para que o outro se sinta da mesma maneira e enxergue você como alguém de confiança. Uma boa forma de transmitir isso é pelo aperto de mãos, que deve ser firme, nem muito forte nem muito leve.

Mostre-se aberto à conversa

Tente não cruzar os braços durante uma conversa, pois isso caracteriza uma postura de defesa e de insegurança. O ideal é que eles permaneçam alinhados ao corpo. Sorrir, para demonstrar interesse pelo assunto, é mais uma boa dica.

Pronuncie bem as palavras

Além de atentar-se à pronúncia correta, não utilize termos pejorativos ou inadequados à situação. É importante também controlar o nervosismo para que a voz não trema e saia num volume moderado. Assim, você demonstra firmeza no que está falando.

Ouça bem antes de falar

Para que a conversa flua com facilidade, ouça com atenção o que a outra pessoa está dizendo. O discurso do outro dá pistas de como conduzir bem o diálogo.

Demonstre interesse

Mostre-se receptivo com os colegas de equipe e demais funcionários. Converse sobre diferentes assuntos e ofereça ajuda a eles sempre que possível. O interesse e o entusiasmo são fundamentais para a realização de um bom trabalho e para manter um ambiente agradável.

colaboradores trabalhando

Trabalhar em conjunto também contribui para seu desenvolvimento pessoal.

Seja gentil e educado no dia a dia

Palavras simples, como “bom dia”, ”obrigado”, ”com licença” e “por favor”, fazem toda a diferença no cotidiano das empresas. A gentileza e a boa educação não dependem de nível hierárquico, portanto, devem ser primordiais em qualquer setor da organização.

Evite contatos pessoais no trabalho

Fazer ligações pessoais e receber amigos ou parentes no trabalho são atitudes que devem ser evitadas. Esse comportamento passa a impressão de falta de profissionalismo e de compromisso com suas atividades.

Reconheça e incentive o trabalho em equipe

Uma empresa nunca atinge seus objetivos com apenas uma pessoa, por isso, o trabalho em equipe é fundamental para atingir metas. Demonstre confiança aos colegas, deixando claro que podem contar com você para a resolução de problemas. Trabalhar em conjunto também contribui para seu desenvolvimento pessoal.

Seguindo essas dicas, você certamente manterá uma boa postura dentro da empresa e trilhará uma carreira profissional de sucesso.