mulher escritório notebook

O medo funciona como um mecanismo de proteção.

Sentimento natural, o medo funciona como um mecanismo de proteção, que alerta os indivíduos quanto ao perigo iminente. Nesse sentido, é extremamente importante e saudável. Porém, pode causar sérios prejuízos quando passa a permear o cotidiano e começa a limitar ações na vida íntima ou na carreira.

Enquanto a autoconfiança impulsiona a realização de desejos e estimula o crescimento como pessoa ou profissional, a insegurança impossibilita, atrasa ou estaciona os sonhos e metas. O medo tem grande poder destrutivo ou inibidor se você permitir que ele o domine. Os primeiros sinais de que as coisas estão indo pelo caminho errado são fáceis de perceber, como pensamentos negativos com frequência, frases como “isso só acontece comigo” e a crença de que a tarefa, seja qual for o grau de dificuldade, não será bem-sucedida.


É preciso estar atento para perceber quando isso está passando do limite saudável e virando um empecilho na sua rotina. As causas são muitas e podem estar relacionadas a infância ou terem aparecido já na fase adulta. Descobri-las é o primeiro passo para lidar com o problema. Para tratá-lo, pedir ajuda é essencial. Entre os métodos mais comuns está o trabalho de especialistas, como o desenvolvido pelo coach.

Para iniciar o combate a esse problema, lembre que posturas negativistas não ajudam as coisas a fluir. Não dê espaço a ideias ruins, nem caia na tentação de pensar que algo não dará certo antes mesmo de começar. A força da mente é grandiosa. Confie no seu potencial e competência, que imediatamente a autoestima subirá. Quando tiver que enfrentar problemas, respire, tranquilize-se e foque as energias em bolar estratégias e soluções. Nesse processo, é fundamental evitar dar desculpas a fim de fugir dos desafios. As justificativas fajutas andam lado a lado com o pânico.

 

chefe mulher

O medo tem grande poder destrutivo ou inibidor se você permitir que ele o domine.

Todos têm limitações, mas também possuem habilidades. Ter consciência de ambas é muito importante para decidir em quais projetos pessoais e profissionais se envolver. Dessa forma, evita-se entrar em situações que podem gerar ansiedade e temor, mas lembre-se que sempre é tempo de aprender e se adaptar ao novo. Os desafios estão aí para serem encarados e mostrar que todos podem ter aptidões ainda desconhecidas. O segredo é ter segurança e confiança em si mesmo. O coaching auxilia em todo esse processo.

Não esqueça que o medo de errar funciona como um freio e leva à estagnação, além de prejudicar a possibilidade de ser feliz e realizado. Livrar-se dele é abrir espaço para novas oportunidades e impedir que continue ocupando o lugar de coisas boas na mente, como o otimismo, a alegria e o prazer das descobertas.