estratégia liderança

Fatores primordiais para o sucesso do negócio

Buscar um diferencial competitivo é a ação fundamental para que seu negócio dê certo e conquiste estabilidade no mercado. Esse algo a mais, que faz o empreendimento seguir em frente e consolidar-se, é estabelecido a partir das competências organizacionais e das estratégias de atuação adotadas.

Independentemente do setor no qual sua empresa atua, é preciso saber utilizar todo o conhecimento e potencial produtivo em favor do negócio, adequando as competências às situações cotidianas. Isso torna a tarefa de gerenciar a organização mais prática e eficiente.

Para alcançar o diferencial competitivo, a empresa precisa ter:

Competências organizacionais

É importante ter uma cultura que incentive a inovação e o constante aperfeiçoamento dos produtos ou serviços oferecidos. Também é essencial que o empreendimento disponha de equipamentos adequados e modernos, capazes de garantir a qualidade daquilo que se oferece no mercado.

Competências das equipes

Uma empresa não é feita apenas de máquinas, o combustível que a faz caminhar e seguir em frente são as pessoas. O sucesso do negócio é o resultado de uma boa gestão de pessoas na organização e do trabalho de equipes eficazes, formadas por indivíduos com talentos que se complementam e asseguram máxima qualidade aos produtos disponibilizados ou serviços ofertados. É preciso ter equipes que apresentem competências técnicas (conhecimentos teóricos e práticos) bem desenvolvidas e voltadas ao campo de atuação que a organização exige.

Competências individuais dos colaboradores

Algumas habilidades individuais são bastante valorizadas hoje em dia no mercado de trabalho. É muito conveniente que o colaborador tenha, por exemplo, visão holística (para enxergar o negócio como um todo) e capacidade de resolver problemas de forma racional e prática. Saber relacionar-se com as outras pessoas é mais uma competência individual necessária, pois garantirá uma equipe mais coesa e menos conflituosa. Outras capacidades individuais importantes são: eficiência para administrar o tempo de trabalho, habilidade de organização, autocontrole e motivação pessoal.

competências plano ação

É preciso ter equipes que apresentem competências técnicas bem desenvolvidas e voltadas ao campo de atuação que a organização exige.

Outros fatores que contribuem para o sucesso do empreendimento são:

Rapidez e eficiência

O mundo atual exige agilidade no momento de atender a um cliente sem que a qualidade do produto ou do serviço seja prejudicada.

Inovação

É preciso buscar novos serviços e produtos que possam satisfazer demandas impostas pelos consumidores. Essas necessidades são identificadas por meio de pesquisas sobre o comportamento do consumidor.

Boa comunicação

Estabelecer bons processos de comunicação simplifica o trabalho, facilita a passagem de informações e diminui os conflitos dentro do ambiente de trabalho. Tudo isso contribui para o sucesso da organização.

Planejamento

Pensar em todas as ações, prevendo os resultados de cada uma delas, é algo fundamental para traçar metas adequadas e possíveis de conquistar, bem como para determinar planos alternativos, caso algo não saia como esperado.

Foco

Saber em que lugar se deseja chegar é primordial para trabalhar em prol de resultados mais expressivos sempre.