uso de redes sociais

Os candidatos às vagas de trabalho devem ter bastante cuidado com o uso de redes sociais

Os candidatos às vagas de trabalho devem ter bastante cuidado com o uso de redes sociais e outras formas de comunicação na internet. Muitas empresas consultam essas páginas para conhecer um pouco mais sobre os hábitos dos possíveis funcionários. Situações constrangedoras, como agressões e ofensas, devem ser contidas para não prejudicar a carreira profissional.

No mundo virtual

Hoje em dia, os perfis online dizem muito sobre o comportamento humano. As pessoas costumam expressar opiniões e valores sem medir o alcance das palavras e esquecem que estão em um espaço público. A consequência disso é o cometimento de gafes que podem afetar a decisão do chefe em uma entrevista de emprego.

Veja algumas posturas na rede que atrapalham a ascensão na carreira:

Fazer piadas: Frases jocosas podem ultrapassar o limite da amizade e virar insulto ou humilhação. Nunca provoque isso e, se acontecer com você, evite responder e encerre a conversa.

Exposição do corpo: Postar fotos com roupas provocantes e decotes exagerados pode passar uma má impressão para o contratante. Preserve-se, evitando imagens ou vídeos.

Falta de educação: Perder a cabeça ao argumentar ou discordar de ideias alheias é sinal de que o indivíduo não consegue dialogar com o outro, requisito imprescindível no ambiente de trabalho. Lembre-se que os xingamentos são desnecessários ao expor um comentário.

Indiscrição: Expor a vida íntima nas redes também não é uma atitude bem vista pelo empregador, por isso, só compartilhe informações pessoais com grupos de amigos em que possa confiar e não com internautas desconhecidos.

empresas e redes sociais

Muitas empresas consultam essas páginas para conhecer um pouco mais sobre os hábitos dos possíveis funcionários.

Tenha atenção

Em uma busca rápida na internet, as lideranças podem identificar condutas que julguem inadequadas para a instituição. Por isso, se possui um perfil na web, mantenha-o atualizado com dados úteis e interessantes. Tenha a tecnologia como aliada e não como lugar de embaraço.

Observe alguns casos que podem ser controlados pelo usuário:

– Os pensamentos e sentimentos devem ser comedidos para evitar constrangimentos. Isso não significa que é preciso deixar a personalidade de lado e não ser você mesmo. Porém, procure agregar valores positivos na hora de escrever em sites ou blogs.

– Preste atenção à forma como dialoga e evite fazer julgamentos de pessoas e falar mal de produtos ou lugares sem uma justificativa coerente. Em certas ocasiões, a crítica negativa é aceitável, mas não é de bom gosto um insulto sem argumentos. Valores como respeito, honestidade e lealdade devem ser premissas mesmo em ambientes eletrônicos.

– Prefira tratar pessoalmente sobre assuntos importantes ou delicados. As mídias sociais e e-mails não têm o tom adequado para isso.

– Pense antes de enviar uma mensagem e avalie as consequências do conteúdo do recado que irá compartilhar com os demais.