homem mulheres chefe

Conduzir um grupo exige comprometimento e vontade de vencer.

Conduzir um grupo exige comprometimento e vontade de vencer. O ímpeto é a força que soma essas características e impulsiona o líder a tomar as melhores decisões, mesmo em momentos difíceis. É o que o distingue das pessoas comuns e dá a elas segurança para segui-lo.

No universo corporativo, um bom líder precisa saber impor-se e manter a equipe focada nos objetivos para que o trabalho se desenvolva com harmonia. Quando a estabilidade dos negócios torna a rotina de produção previsível e desencorajadora, ele deve ser capaz de não acomodar-se e buscar sempre novas ideias, soluções diferenciadas e métodos que estimulem toda a empresa.

A História mostra vários exemplos de liderança bem-sucedida, que conquistaram grandes méritos movidos pelo desejo de vitória.


Alexandre, o Grande, um líder

A impetuosidade da juventude lhe deu ambição para estabelecer metas consideradas audaciosas para a época, como conquistar o Egito, a Babilônia e a Índia. Rei da Macedônia aos 20 anos, venceu exércitos bem preparados elaborando estratégias de ataque, defesa e gestão e se tornou um ícone, levando desenvolvimento por onde passava.

Franklin Roosevelt

O 32º presidente americano conseguiu adotar medidas para superar a Grande Depressão, que atingiu o país nos anos de 1930. Propôs soluções inovadoras, criando postos de emprego para milhares de trabalhadores sem deixar de atender aos interesses da classe patronal. Foi o único político a comandar a nação por mais de dois mandatos.

chefe homens mulheres

Ser participativo ajuda a estabelecer boas relações com os liderados.

Gandhi

Lutou pela independência da Índia de forma pacífica. Era tão comprometido com os valores que pregava, como a não violência e a simplicidade, que serviu de inspiração para gerações posteriores. Seu envolvimento pela libertação do país do domínio inglês estimulou a população local a engajar-se na causa.

Martin Luther King

Motivado pelo sonho da igualdade racial nos Estados Unidos, conduziu mais de 250 mil pessoas em uma marcha na capital federal para reivindicar os direitos dos negros.

Outras características

Além do ímpeto, há alguns aspectos que, quando combinados, garantem mais eficiência ao trabalho do líder. A habilidade de direção, por exemplo, é fundamental para que ele possa determinar, sem arrogância, o que os seguidores devem fazer. Já a facilidade de persuasão permite dirimir conflitos e promover mudanças de atitude no grupo.

Ser participativo ajuda a estabelecer boas relações com os liderados. A simples emissão de ordens passa a ser um processo interativo, em que o chefe explica e discute as determinações, e o poder de delegar incentiva uma postura humilde por parte do gestor, que reconhece as próprias limitações e sabe a hora de dividir as responsabilidades.