Informe-se mais sobre Psicologia Cognitiva

0
132
cerebro desenho
A resposta está na maneira como o cérebro trabalha com os dados que recebe do ambiente.
Psicologia Cognitiva - cerebro desenho
A resposta está na maneira como o cérebro trabalha com os dados que recebe do ambiente.

Psicologia Cognitiva

Por que algumas pessoas são tímidas, ciumentas, agressivas? A resposta está na maneira como o cérebro trabalha com os dados que recebe do ambiente,o que dá origem a diferentes comportamentos. Esse é o principal objeto de estudo da Psicologia Cognitiva, uma ciência recente voltada para os processos que constroem a personalidade.

A interpretação do que acontece em torno dos indivíduos tem muita influência na vida pessoal e profissional de cada um, pois é ela que vai moldar características como autoestima, proatividade e a capacidade de interagir e relacionar-se com os outros – habilidades importantes tanto para o trabalho em equipe como para a concretização de ações individuais.

BAIXE 2 PDFs GRATUITOS!

Quando essas qualidades estão ausentes ou são impedidas de manifestar-se plenamente, em função de um trauma ou medo, o psicólogo cognitivo identifica o problema e estimula a superação, auxiliando no desenvolvimento e abrindo caminho para uma carreira bem-sucedida. Ele realiza pequenos questionamentos que remetem à origem do bloqueio e propõe mudanças de atitude.

Há muitas semelhanças entre o método utilizado nas sessões de terapia e o processo de coaching, pois o objetivo de ambos é, essencialmente, o mesmo: contribuir para a potencialização de características individuais, natas ou não. A diferença é que o primeiro trabalha previamente, buscando compreender como são construídos pensamentos e atitudes, enquanto o segundo atua em uma fase posterior, direcionando as informações já conhecidas para alcançar os objetivos pretendidos de forma prática.

Psicologia Cognitiva - homem mulher sofá
Outra maneira para se obter sucesso é pelo treinamento comportamental.

O coach que compreende o que é Psicologia Cognitiva e combina técnicas das duas áreas tem condições de pautar suas ações para um trabalho mais eficiente. Utilizando conceitos de neurociência, ele identifica fatores da mente que influenciam – positiva ou negativamente – as relações do ambiente corporativo, e provocam melhorias na gestão de recursos humanos da empresa.

Outra maneira para se obter sucesso é pelo treinamento comportamental, realizado em ambientes de trabalho que enfrentam problemas de desempenho entre funcionários. Ele orienta sobre o desenvolvimento de habilidades de liderança, administração do tempo, otimização de tarefas, motivação e relacionamento com os colegas e também pode atuar diretamente no funcionamento da instituição para aprimorar processos de seleção e gestão de talentos.

Atualmente o mercado sofre mudanças constantes, que exigem um preparo especial para a identificação de colaboradores com perfis inovadores. Há muita competitividade entre corporações, e o coach, conhecendo as técnicas do cognitivismo, está apto a preparar os indivíduos da melhor forma para lidar com o cenário desafiador.

Psicologia Positiva e o Coaching

Continue lendo sobre Psicologia Positiva e o Coaching :

Psicologia Comportamental | Psicologia Cognitiva | Psicologia e Motivação | Psicologia Positiva | Psicologia da Motivação | Psicologia da Gestão do Tempo | Psicologia Positiva | Capital Psicológico

Compartilhar
AnteriorLideranças nas Organizações – Métodos de Hierarquia e Motivação
PróximoBuscando a felicidade por meio do coaching
Villela da Matta é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do país, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedez-Benz , Deutshe Telekom e participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido pelo estilo único de transformação de alto impacto. É o primeiro master coach do Brasil, publicando os títulos “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total” em parceria com Flora Victoria e Brian Tracy.

DEIXE UM COMENTÁRIO