Inveja grave problema

O invejoso não aceita o fato de que a outra pessoa tenha um emprego melhor, ganhe mais do que ele ou possua maior prestígio na empresa.

A competição faz parte da natureza do ser humano e está presente em qualquer área da vida. No ambiente de trabalho, principalmente, é muito comum que as pessoas busquem destacar-se mais que os colegas para conseguir melhores oportunidades.

Essa ambição é saudável e serve como um grande estímulo para alcançar cargos mais altos. Mas, quando a competição deixa de ser algo positivo e a pessoa passa a não admitir ser superada em nenhum aspecto surge um grave problema: a inveja. O invejoso não aceita o fato de que a outra pessoa tenha um emprego melhor, ganhe mais do que ele ou possua maior prestígio na empresa.

Quando isso acontece, a competitividade passa a ser exagerada, tornando-se até destrutiva. Afinal, muitas vezes, o invejoso não quer apenas conquistar o mesmo status do colega, desejando também que esse colaborador perca o cargo e tudo que está atrelado à sua carreira.


Na realidade, os indivíduos que invejam os colegas de trabalho são profissionais inseguros, que não acreditam na sua própria capacidade de crescimento. O invejoso não consegue compreender que pode construir uma boa carreira profissional com os próprios talentos e esforços, por isso, cobiça a posição alheia, imaginando que, sem determinadas pessoas, seu caminho até o sucesso seria mais fácil.

O que a inveja causa?

A inveja gera intrigas, fofocas e até sabotagens, o que torna o ambiente de trabalho desagradável e consequentemente acaba diminuindo a motivação e o desempenho do profissional invejado. Assim, o colaborador que é alvo da inveja corre o risco de perder a autoconfiança.

Todavia o maior prejudicado nesse cenário é o próprio invejoso, pois esse sentimento o faz criar uma realidade paralela, na qual ele enxerga as situações sob uma ótica distorcida na qual ele é injustiçado pelo sucesso do outro.

inveja trabalho

A inveja gera intrigas, fofocas e até sabotagens, o que torna o ambiente de trabalho desagradável e consequentemente acaba diminuindo a motivação e o desempenho do profissional invejado.

Como agir?

Lidar com a inveja no trabalho não é simples, mas algumas atitudes ajudam a minimizar o problema. Confira:

  • Busque não falar de sua vida íntima e de seus projetos pessoais. Assim, você não dará ao invejoso a chance de conhecer seus pontos fracos.
  • Evite as rodinhas de fofoca e, caso falem mal de alguém para você, mantenha-se neutro. Nesses grupos sempre estão presentes pessoas invejosas.
  • Nunca saia espalhando para os colegas as conversas que tem com o chefe a respeito de seu trabalho, de seus objetivos na empresa e de seu futuro profissional. Esse tipo de comentário dá ao invejoso ainda mais motivo para cobiçar sua carreira.