Liderança versus Ansiedade - capacidade resolver questões urgentes

Diante de todos os desafios, é bastante comum que os gestores sejam acometidos pela ansiedade e passem a sentir-se inseguros.

Para tornar-se um líder e alcançar sucesso em sua carreira profissional, o colaborador precisa ter capacidade de resolver questões urgentes, lidar com prazos e metas e gerir pessoas com personalidades e características diferentes. Diante de todos esses desafios, é bastante comum que os gestores sejam acometidos pela ansiedade e passem a sentir-se inseguros para tomar decisões e coordenar o trabalho da equipe.

Situações como a expectativa diante do fechamento de um importante contrato ou a aproximação de uma avaliação de desempenho estão diretamente ligadas à ansiedade no ambiente corporativo. Entretanto, ao ocupar o papel de líder, o profissional precisa manter o foco e o equilíbrio independentemente do acontecimento. Afinal, um gestor ansioso expõe fraquezas e insatisfações que, com certeza, influenciarão de modo negativo o seu time de funcionários.

Mais do que uma imagem de insegurança, líderes ansiosos também transmitem falta de comprometimento, pois acabam não cumprindo suas tarefas de maneira eficaz. Isso só piora o quadro de ansiedade, uma vez que a pressão no trabalho se torna maior e sua responsabilidade começa a ser questionada.

Mesmo sabendo que a ansiedade é um sentimento capaz de colocar em risco a eficiência da liderança, controlá-la no dia a dia não é uma questão simples. O primeiro passo é reconhecer o efeito negativo do comportamento ansioso no desempenho profissional.

Como controlar a ansiedade no ambiente de trabalho?

Geralmente, a ansiedade está atrelada a uma visão pessimista, que cria a expectativa de que o pior pode acontecer a qualquer momento. Um bom exercício para controlar esse negativismo é imaginar problemas que a equipe possa enfrentar e elaborar possíveis soluções para cada um deles, a fim de ganhar confiança e tranquilidade.

Trabalhar o autoconhecimento, analisando suas habilidades e características que precisam ser aprimoradas, é mais uma forma de obter autoconfiança e diminuir a ansiedade.

Já no tempo livre, não se esqueça de praticar exercícios físicos e abusar de atividades prazerosas. Segundo especialistas, o lazer e a boa saúde corporal são excelentes ferramentas para evitar a sensação de angústia.

Trabalhar autoconhecimento

Eliminar a ansiedade no ambiente de trabalho é praticamente impossível em razão das constantes mudanças que ocorrem no cenário corporativo.

Se com essas práticas o nível de ansiedade continuar alto, a ponto de prejudicar até mesmo outras áreas de sua vida, é hora de procurar a ajuda de um psicólogo.

Eliminar a ansiedade no ambiente de trabalho é praticamente impossível em razão das constantes mudanças que ocorrem no cenário corporativo. Mas, com essas atitudes, fica mais fácil lidar com esse sentimento e exercer uma boa liderança.

Encontre aqui o melhor curso de coaching para líderes Se você é um profissional que deseja tornar-se um líder de sucesso e, com isso, busca:

  • Potencializar a produtividade da sua equipe;
  • Elevar resultados de pessoas, times e empresas;
  • Promover mudanças e melhorias contínuas;
  • Ser um líder 100% eficiente.

O curso de coaching para líderes da SBCoaching, certamente, é a escolha ideal para que você transforme suas habilidades e seja um exemplo a ser seguido.