Liderança Insistente ou Persistente

Um bom líder é capaz de trazer excelentes resultados para a organização em que atua.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e, para obter uma posição de destaque em relação aos demais profissionais, é extremamente importante possuir características que sejam bem apreciadas no ambiente corporativo, sobretudo, aquelas ligadas à capacidade de liderança.

Um bom líder é capaz de trazer excelentes resultados para a organização em que atua. Ele consegue gerir e motivar as pessoas, extraindo delas as melhores habilidades e as competências capazes de fazer a empresa ir além. Para alcançar esses e outros objetivos, o líder deve focar seus esforços no desenvolvimento profissional e pessoal de seus liderados.

Com uma boa liderança, é possível direcionar a equipe pelo melhor caminho até determinada meta. O líder inteligente e eficiente exerce autoridade sobre os seus liderados, mas também se preocupa com as emoções dos que estão a sua volta. Liderar exige um contínuo preparo para encarar as adversidades e disponibilidade para ouvir e auxiliar sua equipe a enfrentar os desafios. Além disso, características como insistência e persistência são facilmente percebidas nesses profissionais.

O líder insistente

Ser insistente é buscar uma única forma de resolver determinada tarefa, mesmo que com essa tática o resultado esperado não tenha sido atingido. Isso significa que, quando há um problema, tentativas diferentes não são empregadas para solucioná-lo e não há inovação nem aprendizado, o que provoca um desperdício de tempo, já que a solução se mostra, por várias vezes, ineficiente.

O líder persistente

Por outro lado, ser persistente é realizar uma tarefa de formas diferentes com o intuito de encontrar a melhor resolução. Quando se tem um problema, o ideal é sempre modificar a maneira de resolvê-lo, procurando encontrar soluções mais eficazes. Desse modo, com o passar do tempo, será mais fácil e rápido resolver as dificuldades e enxergar as oportunidades.

Liderança de sucesso

Os líderes insistentes correm o risco de ficar estagnados diante de determinadas situações, sem conseguir chegar a um resultado. Em contrapartida, os persistentes buscam uma nova saída e, com criatividade, geralmente conseguem encontrá-la.

Portanto, é possível dizer que um líder de sucesso é aquele que exerce suas funções com persistência e não com insistência, que sabe a hora exata de mudar de estratégia em vez de focar num único caminho e que possui uma visão ampla de toda a organização.

líder - treinamentos metodologias

Treinamentos visam preparar o líder para alcançar os objetivos e enfrentar as dificuldades da empresa com coragem e determinação.

Apesar de ambas as características estarem atreladas à personalidade do líder, é possível tornar-se persistente por meio de treinamentos e metodologias, como o coaching, que atua no desenvolvimento profissional e pessoal dos indivíduos, ampliando sua performance. Treinamentos desse tipo visam preparar o líder para alcançar os objetivos e enfrentar as dificuldades da empresa com coragem e determinação, a fim de melhorar sua carreira profissional.

Encontre aqui o melhor curso de coaching para líderes Se você é um profissional que deseja tornar-se um líder de sucesso e, com isso, busca:

  • Potencializar a produtividade da sua equipe;
  • Elevar resultados de pessoas, times e empresas;
  • Promover mudanças e melhorias contínuas;
  • Ser um líder 100% eficiente.

O curso de coaching para líderes da SBCoaching, certamente, é a escolha ideal para que você transforme suas habilidades e seja um exemplo a ser seguido.