Manter um bom relacionamento

Manter um bom relacionamento

Relacionar-se é intrínseco ao ser humano e, portanto, indispensável para o seu bem-estar. Todavia, é mais que reconhecido que manter bons relacionamentos pode ser difícil em todos os aspectos da vida.

As motivações para crises nas relações são diversas: falta de compreensão, de respeito, de diálogo, etc. Lidar com a própria individualidade, com a do outro e todos os atributos de um relacionamento (desejos, prioridades, afinidades) não são desafios recentes, entretanto, as redes sociais estão alterando a forma como as pessoas convivem. As formas mais populares de comunicação digital proporcionaram o contato diário e instantâneo, contudo, a intimidade e a profundidade de ideias estão, cada vez mais, sem importância.

Relacionamentos no ambiente de trabalho

No ambiente de trabalho, temos contato com diversos tipos de pessoas e os relacionamentos se tornam inevitáveis, afinal, é onde passamos parte significativa do dia e as amizades, tanto quanto os atritos, se constroem.

Porém, a resolução desses problemas deve ser tratada com bastante cautela, uma vez que o mundo corporativo requer maturidade e profissionalismo. Algumas dicas para reverter essa situação são: respeitar as atitudes dos colegas de trabalho, saber escutar e ser escutado e aceitar ideias distintas da sua.

Um relacionamento profissional agrega valor a sua profissão

Um relacionamento profissional agrega valor a sua profissão

Conserve o bom relacionamento

Para manter um bom relacionamento, além de praticar os elementos citados acima, é necessário ter paciência, qualidade fundamental para seguir com a boa convivência nas áreas pessoais e profissionais. Assim, antes de realizar uma ação impulsiva, reflita: a atitude que o incomodou é algo recorrente? Se sim, especialmente no ambiente de trabalho, a conduta mais indicada é dialogar e compreender as causas dos comportamentos que prejudicam seu bem-estar no trabalho e procurar formas de solucionar os problemas de forma pacífica.

 

Quer saber mais sobre o assunto, leia o artigo Relacionamentos  saudáveis no trabalho, no Blog SBCoaching ,