falar em público

Para evitar que o nervosismo atrapalhe seu trabalho e prejudique sua imagem, existem hábitos e treinamentos que ajudam a desenvolver uma boa oratória.

Independentemente da área de atuação, o medo de falar em público é bastante comum entre os profissionais. Mas quando é preciso fazer uma apresentação para a equipe, os clientes ou o chefe, não há como escapar da exposição. Para evitar que o nervosismo atrapalhe seu trabalho e prejudique sua imagem, existem hábitos e treinamentos que ajudam a desenvolver uma boa oratória. Algumas técnicas podem facilitar a tarefa de expressar ideias, no entanto é importante que os mais tímidos busquem um treinamento apropriado para lidar com o desconforto da situação. Confira algumas orientações para comunicar-se com várias pessoas sem entrar em pânico:





Melhore a dicção

Cuide para que a entonação e a pronúncia das palavras durante o diálogo com chefes e colegas sejam adequadas. As pessoas precisam entender claramente tudo que é proposto e discutido, a fim de que qualquer constrangimento seja evitado.

Olhe nos olhos

No início e durante toda a explanação, olhe bem para os espectadores. Isso transmite segurança e credibilidade, mesmo que exista nervosismo. Encontre as figuras mais importantes da sala e, quando for comentar uma informação de maior relevância, foque o olhar nelas.

Vista-se adequadamente

Atente também para a roupa que usará durante a apresentação em público, pois peças inapropriadas chamam a atenção e acabam deixando o orador ainda mais envergonhado. O ideal é sempre investir em peças discretas e elegantes, que transmitam a ideia de seriedade.

Prepare-se

O segredo para uma boa apresentação é conhecer profundamente o assunto que será abordado. Para isso, estude com antecedência o que pretende falar. Se necessário, faça um resumo ou um esquema que possa ser seguido na hora da exposição. Programas de computador, como o PowerPoint, são ferramentas que podem auxiliar no processo permitindo a elaboração de slides.

Treine em voz alta

O treino é indispensável para alcançar uma oratória perfeita, pois a repetição contribui para a fixação da informação no cérebro. Ensaie em casa e cronometre o tempo para não estender-se demais nem falar muito pouco.

alcançar oratória perfeita

O importante é não deixar que seus projetos pessoais e sua carreira profissional sejam prejudicados por falta de comunicação.

Seguir essas recomendações ajudará a aliviar a tensão e o medo de falar em público. Para algumas pessoas, é preciso um pouco mais de esforço e de treinamento, mas expressar-se diante de várias pessoas não é uma ação impossível de ser realizada. O importante é não deixar que seus projetos pessoais e sua carreira profissional sejam prejudicados por falta de comunicação.