Ter muitos planos sem foco pode atrapalhar

1
68
pins calendário
Ter muitos planos e poucas definições não ajuda na conclusão de projetos.
pins calendário
Ter muitos planos e poucas definições não ajuda na conclusão de projetos.

É comum traçar metas e não cumprir todas elas durante a carreira profissional ou o desenvolvimento pessoal. Isso acontece quando não se tem foco para alcançar o objetivo desejado. Só com essa qualidade é possível priorizar necessidades para pôr em prática o que está no papel. Por meio de atitudes centradas, ganha-se tempo para executar as obrigações diárias e planejar as ações futuras.

Escolha um caminho

Ter muitos planos e poucas definições não ajuda na conclusão de projetos. Toda trajetória de sucesso tem como pano de fundo estratégias bem estabelecidas. O ideal é manter-se concentrado em uma medida por vez e evitar as distrações que possam desviar o foco principal. Essa dica vale tanto para uma empresa como para a gestão pessoal.


Organize-se

Ser uma pessoa organizada é o primeiro passo para não acumular tarefas inacabadas. É aconselhável planificá-las antes da execução. Uma sugestão é fazer listas no papel ou no computador com tudo o que precisa para realizar alguma atividade. Anote os custos financeiros, o tempo que será gasto e outros requisitos importantes.

Um erro recorrente é agregar inúmeras ações sem estabelecer prazos para finalizá-las. Para que isso não aconteça, tenha as prioridades sempre em mente.

Descubra vocações

Antes de iniciar, é interessante que você avalie potenciais, competências e habilidades. Só assim, descobrirá onde deve investir energias sem correr o risco de abandonar algo por não corresponder ao seu perfil.

Caso isso aconteça, não se deve temer o recomeço. Então, motive-se para os novos desafios. A vontade e a determinação são os pilares para que não se desista da meta principal que traçou, mesmo que o caminho mude de repente.

pastas gaveta mão
Ser uma pessoa organizada é o primeiro passo para não acumular tarefas inacabadas.

Quando mudar o rumo?

Às vezes, as prioridades também se transformam. A partir disso, é preciso refazer os planos. Para se sair bem em situações assim, procure sempre ideias criativas e inovadoras.

Ao final, faça uma avaliação do projeto e decida outras formas de executá-lo. Caso sinta que todo o esforço não trouxe resultados positivos, repense o modelo. O importante é não ter iniciativas pela metade ou inconclusas.

Autoconhecimento

Uma das vantagens de manter o foco em uma única atividade por vez é poder conhecer a si próprio. Ao definir um objetivo e batalhar para alcançá-lo, você terá consciência do seu potencial e limitações. Dessa forma, ficará mais fácil tomar as decisões corretas em relação ao futuro e, ao mesmo tempo, perceber que é capaz de realizar sonhos sem adiá-los por qualquer desculpa.

Compartilhar
AnteriorEtapas para uma carreira perfeita
PróximoCinco passos para o aprendizado organizacional
Villela da Matta é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do país, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedez-Benz , Deutshe Telekom e participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido pelo estilo único de transformação de alto impacto. É o primeiro master coach do Brasil, publicando os títulos “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total” em parceria com Flora Victoria e Brian Tracy.

1 comentário

  1. Bom dia!
    FOCO. É um conceito bem forte. A pós-aposentadoria exige este repensar quando não se quer continuar na mesma direção. É o meu caso.
    Qual a meta?
    – Descobrir qual é a minha meta.
    Este artigo é muito bom. Mais um que me diz do que preciso.
    Concordo e continuo sonhando.
    Um abraço,
    Ivone

DEIXE UM COMENTÁRIO