Os passos da modificação do comportamento

1
89
mudanças atitudes
Vícios e manias prejudicam atividades e relações profissionais e até pessoais.
Os passos da modificação do comportamento - mudanças atitudes
Vícios e manias prejudicam atividades e relações profissionais e até pessoais.

Em um ambiente de trabalho, certas condutas podem provocar conflitos entre o indivíduo e aqueles com quem ele se relaciona. Esses vícios e manias prejudicam atividades e relações profissionais e até pessoais. Felizmente, é possível transformar tais comportamentos seguindo alguns passos. Durante todo o processo para mudar um mau hábito, é necessário observar o problema, buscar soluções e analisar os resultados.

Identificação dos comportamentos críticos


O primeiro estágio da mudança apresenta a observação a respeito das atitudes negativas e da conscientização sobre o seu impacto no dia a dia. Assim, é importante listar certas formas de agir que incomodam ou trazem desconforto ao envolvido e aos demais. Em geral, essa reflexão acontece a partir de uma autoanálise ou feedback de colegas ou chefes. Ao ser informado sobre uma postura irregular, o sujeito não deve encarar o comentário como uma ofensa, mas sim como uma oportunidade para melhorar alguns pontos destacados.

Identificação das consequências

A análise do profissional é feita a todo instante com base no comportamento humano e pela maneira como ele se relaciona com colegas e superiores. É muito importante perceber os atos individuais, bem como seus efeitos durante o trabalho em equipe, para saber a hora de mudar. Também é fundamental compreender os próprios defeitos para poder corrigi-los e evitar erros irreparáveis que levam a repreensões e até demissões.

Os passos da modificação do comportamento - comportamento atitudes
As competências comportamentais têm influência direta na vida profissional dos indivíduos.

Desenvolvimento e implementação de uma estratégia de intervenção

Depois de diagnosticar as possíveis falhas no comportamento organizacional, é preciso planejar ações de melhoria e inserir novos hábitos na rotina. Isso pode ocorrer tanto de forma gradativa quanto por meio de modificações incisivas. Em ambos os casos, serão necessários foco e determinação para o cumprimento de metas preestabelecidas.

Avaliação da melhoria de conduta

Os fatores positivos servem como motivação para que a pessoa possa seguir em frente de modo a atingir seus objetivos – e manter os já conquistados – ao desenvolver um novo comportamento. Caso o resultado não esteja suficientemente bom, é indicado mudar o plano de atuação e tentar novamente. É importante também que o sujeito não retroceda no caminho, voltando para velhos costumes.

Busque o melhor

As competências comportamentais têm influência direta na vida profissional dos indivíduos. Saber conviver com as adversidades e situações de conflito, assim como ser um profissional assertivo, responsável, organizado e bem-humorado são algumas atitudes que podem ser desenvolvidas e aprimoradas para que haja um bom relacionamento interpessoal no trabalho. O planejamento visando à mudança na maneira de agir é o início para alcançar o sucesso em diversas áreas, e o resultado final são as vitórias diárias.

Compartilhar
AnteriorComo apresentar suas ideias no trabalho?
PróximoO que te motiva de verdade?
Villela da Matta é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do país, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedez-Benz , Deutshe Telekom e participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido pelo estilo único de transformação de alto impacto. É o primeiro master coach do Brasil, publicando os títulos “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total” em parceria com Flora Victoria e Brian Tracy.

1 comentário

  1. Como me inscrever e receber o BLOG direto para o e-mail particular?

    Parabéns pelo texto, excelente abordagem pela mudança de comportamento e seu resultado..

    Att.
    Eduardo

DEIXE UM COMENTÁRIO