mãos unidas

O entrosamento entre os integrantes da equipe é fundamental.

O entrosamento entre os integrantes da equipe é fundamental às empresas que querem obter um bom desempenho. Para isso, o líder deve conquistar a confiança dos funcionários, de forma a mantê-los sempre entusiasmados e capacitados para executar as tarefas diárias.

Por mais que as atividades em conjunto registrem conflitos e imprevistos, um time unido consegue alcançar melhores resultados em relação a atuações individuais. Neste ponto, o gestor assume o papel fundamental de promover a integração dos subordinados, facilitando a comunicação e estimulando o crescimento do grupo.

Mas o processo de cativar a confiança não acontece da noite para o dia. Não há mágica para que trabalho em equipe e motivação caminhem juntos. É necessário atentar para uma série de atitudes e posturas que transmitem segurança aos demais.


Transparência

Qualquer mudança ocorrida dentro da empresa deve ser comunicada aos empregados. Convoque reuniões para explicar o que está acontecendo e seja claro ao pontuar as suas intenções, evitando fofocas e mal-entendidos. A honestidade é primordial para um bom relacionamento.

Caso haja alguma informação que, por alguma razão, não possa ser divulgada, não seja omisso quando questionado. Responda que o tema ainda não pode ser debatido, mas, assim que houver definição, informará a todos.

Saiba ouvir

Ninguém é dono da verdade. Portanto, esteja aberto a escutar argumentos durante as reuniões. Leve em consideração a opinião de cada colaborador e discuta qual o melhor caminho para se atingir um objetivo.

Também deve ser dada atenção às reclamações, que podem promover melhorias e corrigir erros no cumprimento de serviços.

equipe trabalho mãos unidas

A honestidade é primordial para um bom relacionamento.

Seja coerente

Não adianta cobrar pontualidade quando se chega atrasado à empresa todos os dias. Para não decepcionar e perder a credibilidade do time, cumpra promessas e faça exatamente aquilo que prega. Como motivar a equipe sem dar exemplo positivo?

Assuma falhas

Quando tomar alguma decisão errada ou cometer falhas, admita o equívoco. Assumir a parcela de culpa demonstra que o gestor reconhece não ser superior aos demais.

Dê feedbacks

Conversar sobre o desempenho, conduta ou a obtenção ou não de resultados é importante para aprimorar a performance de líderes e liderados. O feedback é o momento de avaliar o que deu certo e o que deu errado, possibilitando a identificação de pontos fortes e fracos e a necessidade da realização de ajustes.

Os chefes também devem prestar atenção para não deixar os funcionários sem respostas; qualquer solicitação ou observação feita merece ter retorno.

Conheça seu colaborador

Procure manter uma relação próxima com seu staff, valorizando a função e competência de cada um.

Mesmo em trabalhos virtuais, é possível transmitir confiança e manter os profissionais integrados. Basta adotar algumas medidas, como realizar alguns encontros “face a face” e abrir um canal permanente de comunicação. A leitura de artigos de motivação também é recomendada para expandir a capacidade de liderança.