Os problemas da falta de comprometimento no trabalho

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A total sintonia do colaborador com os interesses da empresa é fundamental para o crescimento de ambos.

 

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A total sintonia do colaborador com os interesses da empresa é fundamental para o crescimento de ambos.

A total sintonia do colaborador com os interesses da empresa é fundamental para o crescimento de ambos, pois existe uma relação de dependência entre eles. Um funcionário não envolvido com o trabalho prejudica a própria imagem e atrapalha o alcance das metas organizacionais.

Quem nunca se empenha no ofício terá a imagem prejudicada e encontrará dificuldades para subir na carreira, pois o mercado está em busca de pessoas com visão de desenvolvimento, que se dediquem, conquistem o próprio espaço e alcancem o progresso pessoal e profissional.


A falta de comprometimento dos colaboradores tem afetado muitas organizações e dificultado o crescimento de alguns negócios. Viver ocupado com afazeres pessoais e colocar empecilhos para cumprir suas obrigações pode deixar o funcionário mal visto.

Para evitar problemas, faça uma avaliação comportamental e conheça algumas atitudes do servidor descomprometido, que inviabilizam o alcance de ideais preestabelecidos:

Chegar sempre atrasado – é um clássico de todo péssimo empregado. Começar o expediente fora de hora e também ir embora mais cedo com frequência são atitudes negativas dentro do mundo corporativo.

Falta de atenção – não ser atento às tarefas diárias e aos pedidos do chefe é uma prática bastante comum e inaceitável. É importante prestar atenção em tudo o que se faz.

Fazer as coisas pela metade – Não deixe para amanhã o que se pode terminar hoje. O funcionário interessado nos bons resultados conclui o que começa e não deixa as tarefas para depois.

 

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Começar o expediente fora de hora e também ir embora mais cedo com frequência são atitudes negativas.

Ausência de interesse – a falta de vontade de aprender é um grande obstáculo. Quem deseja promoção deve perguntar o que não sabe e persistir até dominar o assunto.

Ser relapso com prazos – dar desculpas por não cumprir com as obrigações em tempo hábil e culpar os outros pelas falhas também são características dos descomprometidos. Lembre-se que a firma tem metas e depende de datas estipuladas junto à equipe para cumpri-las.

Ser resmungão – ter o hábito de reclamar da vida e falar mal dos resultados, dos colegas e do serviço não permite que ninguém seja bem-visto. Quem está insatisfeito, deve agir para mudar a realidade e buscar algo que o deixe mais feliz.

Falta de companheirismo – torcer o nariz quando alguém pede ajuda é uma demonstração de falta de coleguismo. O bom trabalhador está sempre pronto para colaborar com os outros.

Colhendo os frutos

Ter interesse pelos afazeres profissionais é muito proveitoso e traz aprendizado, que é sinônimo de crescimento. Quando esse avanço é obtido por meio de entrega e motivação no trabalho, sem ser prejudicial a si e às pessoas que estão ao redor, a empresa alcança resultados positivos e o funcionário é recompensado.

Profissionais que almejam o destaque e o reconhecimento devem ter – como premissa de comportamento humano no trabalho – o comprometimento. Vale lembrar que para alcançar uma promoção na empresa, esforço e dedicação são essenciais. Cada um é responsável pelo próprio sucesso na carreira.

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Villela da Matta é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do país, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedez-Benz , Deutshe Telekom e participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido pelo estilo único de transformação de alto impacto. É o primeiro master coach do Brasil, publicando os títulos “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total” em parceria com Flora Victoria e Brian Tracy.

4 comentários

  1. A falta de comprometimento dos colaboradores, na maioria das vezes está relacionada com a cultura e a estrutura organizacional das empresas, em um ambiente onde o colaborador não é motivado e não encontra perspectiva de crescimento profissional, a falta de comprometimento é certa.
    As empresas precisam entender que seu maior capital são as PESSOAS e se as mesmas não estão motivadas com o trabalho, dificilmente a organização alcançará seus objetivos e metas.

  2. Um profissional que não recebe um feedback positivo, sente-se desmotivado e fica muitas vezes desestimulado porque é também comparado com o pior funcionário que não faz nada. Se ele não recebe um incentivo ou um elogio, como poderá saber se está indo bem? Por ex. se você perceber que um funcionário chegou mais cedo para trabalhar ou está ficando até mais tarde para terminar um projeto, verbalize a sua admiração. Se você vir um colega fazer um esforço adicional para ajudar um outro funcionário, faça um comentário positivo , isso vai incentivá-lo.Escreva um bilhete para dizer “obrigado” ou “bom trabalho”.

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