Profissionais estressados – como resolver?

0
64
homem estresse trabalho
A correria do dia a dia pode causar um esgotamento físico e emocional.
homem estresse trabalho
A correria do dia a dia pode causar um esgotamento físico e emocional.

A correria do dia a dia pode causar um esgotamento físico e emocional e deixar os trabalhadores, profissionais estressados. Para evitar que a rotina exaustiva prejudique a saúde, é importante observar alguns sinais, como agitação, nervosismo e desânimo. Eles podem representar um quadro crônico de estresse e o surgimento de doenças graves. Para prevenir problemas maiores, priorize medidas simples, como uma alimentação balanceada e o fortalecimento das relações pessoais.

S

intomas da modernidade

 

A sobrecarga nas atividades diárias, o medo de perder o emprego, a competitividade entre os colegas e outras preocupações provocam o aumento do nível de cansaço, estafa e até depressão em muitas pessoas no ambiente de trabalho moderno e também profissionais estressados. A psicologia comportamental alerta que certo grau de estresse é considerado comum e ajuda no desempenho das tarefas difíceis. Porém, quando o indivíduo não consegue voltar ao padrão de normalidade, é preciso procurar ajuda médica.

Atualmente, o mundo corporativo tem exigido cada vez mais esforço mental de seus colaboradores, o que pode afetar o psicólogo e o comportamento humano. Sendo assim, é recomendável seguir algumas dicas para evitar um mal maior e cumprir com as exigências do expediente sem desperdiçar as energias e deixar de fazer parte do grupo dos profissionais estressados.

Sugestões para o bem-estar

nivel estresse
O mundo corporativo tem exigido cada vez mais esforço mental de seus colaboradores.

Algumas atitudes podem trazer benefícios à vida agitada, repleta de afazeres. A análise de comportamento seguida de mudanças simples pode minimizar os males do cotidiano. Veja algumas delas:

– Procure identificar os motivos do estresse e busque formas de diminuir os efeitos. Saber a raiz do problema é o primeiro passo para solucioná-lo.

– Tenha um período de descanso. Procure preencher o tempo livre com relaxamentos e distrações. Passe mais dias com a família, amigos e companheiro em passeios que dão prazer.

– Tire um dia para não fazer nada. De preferência, desligue o telefone e não marque compromisso com ninguém.

– Faça uma dieta balanceada. Alimentos ricos em frutas, legumes e fibras combatem os responsáveis por diversas doenças.

– Pratique exercícios físicos regularmente. Eles aliviam a tensão e melhoram o condicionamento do corpo. É interessante também fazer um tipo de relaxamento antes de dormir.

– Troque os pensamentos negativos por ações mais otimistas. Assim, você manterá o bom humor diante dos desafios.

– Pense sempre em lembranças agradáveis. Principalmente, quando estiver em meio a um contratempo difícil de resolver.

– Seja organizado. Anote os tópicos diários em uma agenda e priorize as atividades mais importantes.

– Procure ter um espaço em casa para ficar sozinho de vez em quando.

– Expresse sentimentos e ideias com cuidado para não magoar os outros. Cultive um bom relacionamento interpessoal com os demais.

Compartilhar
Anterior10 conflitos profissionais – como lidar com eles?
PróximoComo lidar com a promoção de cargo na empresa
Villela da Matta é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do país, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedez-Benz , Deutshe Telekom e participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido pelo estilo único de transformação de alto impacto. É o primeiro master coach do Brasil, publicando os títulos “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total” em parceria com Flora Victoria e Brian Tracy.

DEIXE UM COMENTÁRIO