Aprenda a Identificar seus pontos negativos

Aprenda a Identificar seus pontos negativos

Reconhecer os próprios pontos negativos, muitas vezes, impõe dificuldades. Diagnosticar as falhas pode ser um processo doloroso e, dificilmente, tem-se incentivo durante a vida para refletir sobre os próprios defeitos de forma proativa. Nossa cultura fortalece a crítica ao outro, prejudicando a habilidade de compreensão de possíveis feedbacks negativos.

A habilidade de reconhecer e lidar com suas fraquezas não é benéfica apenas à vivência profissional, mas também à pessoal. Estar disposto a encarar os pontos negativos pode gerar mudanças significativas em diversos âmbitos da vida.


As vantagens de analisar os pontos negativos e positivos

No processo de identificação das características negativas é igualmente importante, vale ressaltar, a análise das qualidades. O conhecimento de ambos, pontos negativos e positivos, é um elemento que fortalecerá sua carreira e felicidade. Ter o triunfo de saber quem você é, com profundidade, enfatizará as características fortes e minimizará as negativas.

Por meio do autoconhecimento e da autocrítica será possível definir suas principais habilidades e capacidades e estas informações serão preciosas para determinar suas metas. Destacar, ainda mais, os pontos positivos – por meio de especializações ou o que julgar necessário – tornará suas atividades e relações com as pessoas ainda mais agradáveis, uma vez que estas qualidades são naturais a você e não é preciso esforço para realizá-las.

Os pontos negativos, por sua vez, precisam ser aceitos e trabalhados. Autocontrole e comprometimento são essenciais para amenizar a potência dos defeitos em sua vida. As experiências profissionais e pessoais, com a dominação dos pontos negativos, serão menos problemáticas e sua nova atitude poderá abrir novas oportunidades.

Trabalhe seus pontos negativos

Trabalhe seus pontos negativos

 

Dicas para lidar com seus pontos positivos e negativos

Autoconhecimento é parte do caminho para o desenvolvimento pessoal. Abaixo algumas dicas para aprender a lidar com os pontos positivos e negativos:

1)    Em um momento de privacidade, elabore uma lista com suas características fortes. Caso perceba que há pontos que intervêm apenas em sua vida profissional ou pessoal, separe a lista nestes dois campos.

2)    A dica para os pontos positivos é: intensifique-os. Faça com que se tornem um diferencial. Eleve sua habilidade do nível “bom” para o “excelente”. Por exemplo: se é um bom ouvinte, aproveite esta característica para trabalhar em grupo e ouvir a equipe.

Outro passo é levantar os pontos negativos e entender suas motivações, por isso o autoconhecimento é tão relevante. Após a compreensão das características selecionadas, você deve tentar superá-las. Em relação a habilidades, é possível encontrar outras formas de realizar a mesma atividade, já para fatores comportamentais, apesar de difícil, o primeiro passo é se conscientizar da falha para seguir em busca da mudança.

Quer saber mais sobre o assunto ? Leia nosso artigo Ferramenta Eficaz para a evolução pessoal e profissional, no Blog SBCoaching