Sorte ou Talento

Sorte ou Talento

O mundo, às vezes, pode parecer injusto e, quem sabe, até cruel conosco, intensificando assim nossos pré-julgamentos. Para aliviar a sensação de fracasso, criticamos o sucesso das pessoas que pressupomos não merecer os reconhecimentos que usufruem.

Esse tipo de comportamento é comum e, provavelmente, cada um de nós passou por momentos semelhantes. Todavia, prender-se a tais pensamentos é totalmente prejudicial à nossa saúde mental. É preciso, inicialmente, compreender que o destino está diretamente relacionado às ações, ou seja: a chance de mudar a própria vida é de sua inteira responsabilidade.

Esteja atento a seus julgamentos

A sorte existe, porém, ela acompanha aqueles que estão preparados. De nada vale a ventura se não há como agarrá-la e potencializá-la. Existem, entretanto, outros fatores indispensáveis ao sucesso e, por isso, é preciso desmistificar essa concepção de que há um grupo de pessoas favorecido pela sorte.

Há um grupo de pessoas favorecido pela dedicação, foco, trabalho, pois investem nos próprios sonhos e, talvez, a sorte apareça apenas para ilustrar um quadro que já estava praticamente definido.

Os que lutam pelos próprios sonhos reconhecem a relevância do próprio esforço e dos obstáculos que atravessaram. Devemos nos focar nessa trajetória e não apenas nos resultados para evitar julgamentos injustos.





Assuma a sua vida

Em vez de despender energia avaliando o sucesso alheio, aproveite para focar essa mesma energia em seu próprio bem. Para começar, reflita: o que está bloqueando a sua realização? O início da solução está em você mesmo. O autoconhecimento é uma ferramenta indispensável para definir seus pontos positivos e negativos, além de conhecer os fatores que realmente motivam suas ações.

A partir disso, parta para a ação. Defina metas e planeje-se para executá-las. Compreenda que é o único responsável pela própria felicidade: não compare suas experiências com a de outras pessoas, esteja atento a seus talentos pois esses são os seus diferenciais e que serão reconhecidos por parceiros, colegas de trabalho, amigos e familiares. O talento é imprescindível para uma carreira de sucesso, não há sorte que se sustente sem o mínimo de dedicação.