Saiba por que o status social influencia atividades do nosso cérebro em interações humanas e como o controle da sua mente pode te ajudar até em momentos de descontração

Especialistas do Instituto Nacional de Saúde Mental, nos Estados Unidos, mostraram a tendência do nosso cérebro a ficar mais ativo quando nos relacionamos com pessoas que avaliamos pertencer a um nível socioeconômico semelhante ao nosso.  A pesquisa, publicada na revista científica Current Biology, mostra que a forma como interagimos e nos comportamos é determinada, com certa frequência, pelo status social. E o nível socioeconômico não está apenas relacionado ao dinheiro, mas também pode incluir alguns costumes, feitos e aptidões.

Como o cérebro responde as mudanças econômicas

E as mudanças sociais e econômicas que sofremos ao longo do tempo, para o melhor ou para pior e como o cérebro responde diante disto é justamente o conteúdo para um estudo futuro do Instituto. Assim como nós, a nossa atividade cerebral não é estática, e pode se ajustar dependendo das circunstâncias. A responsável pela pesquisa espera que a mudança de status de uma pessoa mude também o lugar de armazenamento no cérebro, das informações em relação às outras pessoas, mudando assim a resposta da atividade mental.

Entenda com o coaching proporciona o controle sobre o cérebro

Para os profissionais de coaching, o que a pesquisa constata não é propriamente uma novidade. Quando um coachee descobre seu objetivo profissional, e essa meta envolve uma ascensão socioeconômica rápida, é necessário atenção para todos os ganhos, mas também todas as perdas que ocorrerão na vida dele. A pessoa irá perceber que não é só a questão financeira que muda, mas também a social. Portanto, quando há um aumento financeiro alto, a probabilidade é que o círculo social mude de acordo com o econômico e de acordo com as habilidades. Ao longo da vida percebemos melhor essas mudanças, que são naturais: a perda de contato e o distanciamento dos amigos do colégio, quando buscamos uma nova carreira; este distanciamento tende a ocorrer também quando mudamos para um novo bairro e quando buscamos novos desafios profissionais.