Superação na terceira idade

0
642
pessoas escritório
Integrar o grupo da melhor idade atualmente é agregar a experiência.

 

Superação na terceira idade - pessoas escritório
Integrar o grupo da melhor idade atualmente é agregar a experiência.

Fazer planos e novos experimentos deixou de ser uma prerrogativa da juventude. Cursos, viagens e até esportes radicais são algumas atividades que foram incluídas na rotina de quem alcançou a maturidade. Integrar o grupo da melhor idade, atualmente, é agregar a experiência e a sabedoria adquiridas com o tempo à vontade de viver mais e com prazer.

Buscando o autoconhecimento

O coaching para a terceira idade auxilia os idosos a explorarem ao máximo o potencial que possuem, usando questionamentos simples que identificam habilidades e aspirações de modo objetivo. Através do autoconhecimento, eles conseguem planejar tarefas que trabalham a autoestima e incentivam a superação das restrições impostas pelo envelhecimento, como problemas de locomoção e de memória.


Partilhar essas dificuldades, em atividades para idosos, também tem efeito positivo. Em contato com um grupo de pessoas da mesma faixa etária, os participantes convivem, trocam experiências, falam de medos e anseios, além de estimular uns aos outros na busca pelos próprios desejos.

Diga não ao ócio

O profissional de coaching incentiva a mudança de atitude no cotidiano, mostrando quais passatempos são adequados a determinado perfil. Isso permite equilibrar os momentos de descanso com atividades mais ágeis, como dança, ginástica e esportes variados.

 

Superação na terceira idade - pessoas ginastica
Equilibre os momentos de descanso com atividades mais ágeis.

Pesquisas feitas em universidades brasileiras indicam que a falta de estímulo para se envolver em ocupações muito dinâmicas deixa as pessoas mais velhas limitadas ao repouso, vendo televisão ou descansando. Muitas se interessam por projetos ousados, mas são impedidas pela visão de que a velhice não combina com disposição.

Vença os limites com planejamento

Idosos portadores de necessidades especiais são outro grupo que se beneficia com o coaching. Novas descobertas científicas e tecnológicas dão suporte para a realização de várias tarefas do dia a dia, mas nem sempre as pessoas têm consciência de que podem realizá-las.

O coach ajuda a revelar opções de entretenimento que respeitam as limitações e permitem a vivência de um cotidiano agradável. Depois de concluído o trabalho, ele apresenta um relatório de evolução passo a passo, onde é possível acompanhar conquistas e descobertas, e usá-las, posteriormente, para o enriquecimento pessoal.

Vantagens da maturidade

O desgaste do corpo é um processo natural, que demanda atenções especiais, mas ele não pode ser visto como fator limitante. Na melhor idade, as exigências da sociedade com emprego e segurança financeira ocupam espaços menores da mente, por isso, há brechas para uma vivência mais tranquila. O importante é não ficar parado e buscar envelhecer de forma ativa e saudável.

Compartilhar
AnteriorComo Administrar Melhor o Seu Tempo
PróximoO coaching nas negociações
Villela da Matta é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do país, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedez-Benz , Deutshe Telekom e participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido pelo estilo único de transformação de alto impacto. É o primeiro master coach do Brasil, publicando os títulos “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total” em parceria com Flora Victoria e Brian Tracy.

DEIXE UM COMENTÁRIO